Slide

10/recent/ticker-posts

"Não, não é só por 200 reais!" Desabafa professora municipal de Santa Cruz do Capibaribe

Confira a seguir, a íntegra do desabafo da professora Danielly Moura sobre a situação em que se encontram as escolas municipais de Santa Cruz do Capibaribe:

"Hoje, foi um dia de lutas sem vitórias. Os professores da cidade de Santa Cruz do Capibaribe pararam suas atividades para reivindicar o DIREITO de recebermos a segunda parcela do reajuste salarial. No entanto, fomos desqualificados como "aproveitadores" que não tem sensibilidade para entender que a cidade passa por momentos difíceis com essa epidemia de dengue. Mentira!!! Nós temos sensibilidade sim, e entendemos o momento difícil, tanto, que vamos todos os dias lecionar em escolas que estão a mercê de tudo; falta papel para imprimir e aplicar provas, falta cartolina, falta lápis de quadro, falta emborrachado, falta tinta, falta merenda de qualidade, faltam ventiladores...falta DIGNIDADE! Falta compromisso com a educação! Pois uma cidade só se ergue e supera seus desafios quando se prioriza o que temos de mais precioso: o conhecimento! Por acreditarmos nisso é que lutamos por uma educação de verdade, onde a valorização do professor começa no pagamento fixado por lei, onde as crianças tenham um ambiente favorável ao aprendizado, onde elas consigam alimentar-se de forma saudável e responsável.

Somos sensíveis sim. Entendemos a situação difícil que todos estão passando na cidade neste momento, mas entendemos também que a educação nesse país, nessa cidade, sempre esteve num momento difícil. E é pela melhoria dela que lutamos! É para que os filhos das costureiras, dos cortadores, dos garis, dos funcionários públicos... tenham uma oportunidade de crescer, de estudar e aprender uma profissão, assim como os filhos dos empresários possivelmente terão. Nossa luta é para que a escola seja um espaço de conscientização, de mudança social, mas sobretudo de aprendizado. E é quase impossível aprender com fome, com calor, sem estímulo, é impossível escrever sem papel e sem lápis! 

Então, nós não paramos apenas pelos 200 Reais, nós paramos pela falta de respeito com trabalhadores que dedicam sua vida inteira em prol da sociedade, nós paramos porque existem crianças que são alimentadas com 2 biscoitos e um copo de "suco" nas escolas, nós paramos porque existem professores contratados que não podem falar, que não terão seus empregos caso reclamem de algo, nós paramos pela censura, pelo descaso. Nós paramos pelas salas de aula sem nenhum ventilador enquanto existem ar condicionados em quase todas as secretarias de escolas, nós paramos pelos buracos no piso das escolas, pelas carteiras quebradas.

E se ainda acharem que não temos motivos para parar, que é falta de sensibilidade, que é intriga da oposição ou qualquer outra desculpa que sirva para desviar o foco dos problemas, convido os senhores donos da razão a visitarem uma escola Municipal desta cidade, a assistirem aula nas salas sem ventilação, a comerem da merenda servida! Minha sala de aula está aberta a visitas!"

Postar um comentário

0 Comentários