Slide

10/recent/ticker-posts

No Dia do Rio, conheça o projeto que busca revitalizar o Capibaribe

Apesar do lixo jogado na água, ainda há vida no rio que corta capital pernambucana e tem sua história entrelaçada à do Recife. Nesta terça (24), quando é comemorado o dia do Rio, o Bom Dia Pernambuco mostrou o trabalho do grupo Parque Capibaribe, O Caminho das Capivaras, que luta para resgatar a biodiversidade do Rio Capibaribe e, a partir disso, tornar a cidade melhor.

O grupo é formado por representantes de universidade, do poder público e da sociedade civil para devolver o rio aos recifenses. Diariamente, mais de uma tonelada de lixo é retirada do Capibaribe. Para custear o processo, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), destina R$ 25 mil por mês. “Esse é o resultado da falta de conscientização da população com a natureza”, diz a diretora de Limpeza Urbana do órgão, Maria Carolina de Azevedo.

Além das capivaras que inspiram o nome do Capibaribe, os pesquisadores também encontraram, durante dois anos de estudos, mais de 100 espécies diferentes de aves, mamíferos, répteis e primatas. Além de resgatar o ecossistema, o projeto também propõe revitalizar a cidade por meio da ocupação dos 30 quilômetros das margens do rio com 12 passarelas, mais de 100 quilômetros de ciclovias, calçadas, espaços de lazer, praças e valorização das áreas verdes.


Segundo o biólogo Leonardo Melo, integrante do grupo de pesquisa, é possível trazer mais vida ao Capibaribe com as ações do projeto. “A gente encontra uma diversidade, uma riqueza, tudo ao longo desse rio é passível de promover encantamento e deslumbramento em todos nós. Esse é um rio efetivamente vivo, sofrido e com grandes possibilidades de voltar a ter uma condição ainda melhor”, pontua.

“O Parque Capibaribe é um projeto pra transformar o Recife numa cidade parque. É um projeto que se inicia agroa e tem a capacidade de se desenvolver durante 20 anos até a cidade completar 500 anos em 2037”, explica a professora de Arquitetura Circe Monteiro. A professora reconhece que o projeto não irá se concretizar em apenas uma administração e, por isso, acredita que o apoio da população é fundamental. “É muito importante que os próprios moradores lutem por esse projeto, que acreditem que essa é a visão da cidade”, defende Circe.

Comemoração

Nesta terça (24), haverá uma "barqueata" feita pela ONG Recapibaribe para sinalizar a poluição do rio. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife também promove atividades como peças de teatro para crianças, exposições e rodas de conversa desde o dia 14 de novembro para celebrar a data. No sábado (28), haverá um passeio de catamarã. Há apenas 30 vagas e, para participar, é preciso fazer uma pré-inscrição, que pode ser feita das 9h às 17h pelo telefone (81) 3355.5808. As atividades acontecem no Econúcleo do Parque da Jaqueira e no Jardim Botânico.

Programação completa:

Quinta (26)
Exposição Parque Capibaribe
Jogo da Turma Mangue e Tal, com a temática Água
“A incrível história do peixe que engoliu um rio”, contando com a autora Ceci Calado

Sexta (27)
Exposição Parque Capibaribe
Oficina de produção de mudas, às 10h30
Jogo da Turma Mangue e Tal, com a temática Água

Sábado (28)
Passeio pelo rio com catamarã. Saída do Marco Zero, às 8h
Exposição Parque Capibaribe
Exposição de alunos do Colégio Liceu, com o tema Sustentabilidade
Cine Ambiental: “Capibaribe, da foz à nascente”, com Canário Caliari

Domingo (29)
Exposição Parque Capibaribe
Em questão: Novembro Azul - sustentabilidade e saúde
Contação de história

Do G1 PE

Postar um comentário

0 Comentários