Slide

10/recent/ticker-posts

Confira o resumo da 3ª Reunião Ordinária de 2016 da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe


Na tarde desta quinta-feira (25) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Dos 17 vereadores, 15 deles compareceram e fizeram uso da tribuna e a seguir você confere o resumo do discurso de cada um deles.

Ernesto Maia
Com um discurso voltado para a questão da CPI dos Bolos, o vereador Ernesto Maia trouxe à Tribuna da Câmara de Vereadores a sua insatisfação frente ao andamento da CPI, presidida pelo vereador Pipoca, tendo como membros o vereador Junior Gomes e o próprio Ernesto. O vereador destacou como algo que precisa ser investigado o fato de a tomada de preços ser toda feita por apenas uma pessoa, assim como também o alto valor gasto pela Secretaria de Educação para coffee breaks dos professores. “Eu apresento aqui algumas notas e a gente observa que foi servido cerca de 230 kilos de queijo do reino, provolone, salames. Eu quero fazer aqui um desafio e duvido muito de que tenha sido servido queijos do reino em lanches para professores da nossa cidade. Outro ponto que quero destacar é que existem notas, todas assinadas pelo Secretário de Educação, Joselito Pedro, onde uma consta salgadinhos, outra com frios e uma terceira com refrigerantes”.

Ernesto finalizou seu discurso em um tom irônico, onde relatou que mesmo com todas essas provas, os vereadores Junior Gomes e Pipoca não quiseram convocar nenhuma testemunha para ser ouvida pela CPI.

Deomedes Brito
O vereador Deomedes Brito iniciou seu discurso fazendo um requerimento verbal, onde solicitou do presidente da Câmara de Vereadores para que sejam designados dois vereadores da situação e da oposição para que os mesmos possam acompanhar de perto a mudança da feira de frutas para o novo espaço, pois segundo o vereador, não é justo que algum feirante fique sem ter o seu ponto no local. Em seguida, Deomedes fez um apelo ao diretor de Meio Ambiente, para que o mesmo veja a possibilidade de evitar que o açude da Manhosa não receba mais dejetos dentro da barragem. Outro apelo que Deomedes fez foi referente a questão da saúde pública. “Eu quero fazer um apelo ao Secretário de Saúde, senhor Breno Feitosa para que ele tenha mais atenção com a saúde das pessoas. O senhor está lidando com vidas secretário. Eu quero mesmo saber onde está entrando os recursos para atender a essa população”.

Finalizando seu discurso, Deomedes falou que a população não está sendo bem atendida. “O que eu tenho visto é que as pessoas não têm sido bem atendidas e nós que fomos eleitos pelas pessoas temos por obrigação de trabalhar em prol da população”.

Afrânio Marques
Inicialmente, o vereador Afrânio Marques falou sobre suas ações, onde o mesmo relatou acerca de um projeto cultural com os escritores da cidade. “Nós temos um conjunto de bons escritores e precisamos trabalhar para divulgar esses autores da nossa cidade. Iremos promover o encontro aqui na Câmara com os mesmos e desde já convidamos a todos”.

O vereador destacou ainda a questão do Blog que foi lançado com trabalhos acadêmicos e com indicações de livros. Outro ponto destacado pelo professor Afrânio foi o trabalho cultural que tem sido desenvolvido nas escolas públicas municipais, onde os alunos podem participar de grupos de teatro e ter aulas gratuitas. “Esse trabalho é desenvolvido pela Câmara de Vereadores em parceria com a Secretaria de Educação do nosso município e tenho acompanhado de perto e visto a satisfação dos alunos em estar tendo essa oportunidade de fazer aulas de teatro. Precisamos ofertar essas possibilidades à nossa juventude para que a mesma não fique apenas com opções de bares, mas que tenham acesso a uma cultura de qualidade e esses cursos de teatro nas escolas é de suma importância para os jovens da nossa cidade”.

Zé Elias
O vereador Zé Elias destacou visitas no Jaçanã e no Acauã. Em seguida falou sobre a reunião que aconteceu no canteiro de obras da PE-160, onde esteve acompanhando o prefeito e demais vereadores em busca do reinício das obras de duplicação da referida estrada. “Estamos acompanhando todos os passos e espero que essa obra da PE-160 seja concluída o mais breve possível”. Em seguida, o vereador falou sobre outras cobranças que fez a administração. “Essa semana eu cobrei do vereador Pipoca e do prefeito também, a questão do poço artesiano do mercado. Cobrei ao secretário de infraestrutura sobre o combate as muriçocas, e questionei sobre o carro fumacê, o secretário respondeu dizendo que existem atualmente 10 pessoas fazendo o combate com o fumacê em nossa cidade”.

Zezin Buxin
O vereador Zezin Buxin cobrou providências sobre a falta de sinalização com a ausência de placas indicativas nas rodovias de acesso ao município. “Nós vereadores devemos procurar o DNIT ou outro órgão para colocar placas de sinalização que indiquem o acesso a nossa cidade, é preocupante, pois têm sempre aqueles que vêm a primeira vez a Santa Cruz do Capibaribe pelo sentido norte, e tem muitas pessoas que passam e se perdem sem saber onde é a entrada da cidade, vamos lutar por isso pois é de extrema necessidade, inclusive que as placas sejam colocadas em Campina Grande, Caruaru entre outras”. Para finalizar, Zezin falou sobre a importância de continuar a luta contra o mosquito Aedes Aegypti no município.

Carlinhos da Cohab
Com seu discurso bastante emblemático, o vereador Carlinhos da Cohab discursou com um tom crítico voltado para os vereadores Pipoca e Junior Gomes, pedindo atenção dos ouvintes, e relatando que se fosse um vereador que tivesse participado da CPI dos Coffee Breaks, teria vergonha de ter aceitado o que o vereador Pipoca fez. “Como é que se diz que serviram queijo do reino para professores sem nunca ter servido. Eu desafio os vereadores Junior Gomes e Pipoca a provarem que os professores tenham comido esse queijo. Poderia vir sacos de dinheiro, que eu nunca aceitaria fazer o que o vereador Pipoca fez”, se referiu aos vereadores em não querer ouvir as testemunhas.

Carlinhos finalizou seu discurso alertando o vereador Luciano Bezerra para que o mesmo não caia na mesma e aceite não investigar de fato como se deu a construção do Calçadão Miguel Arraes de Alencar.

Junior Gomes
Junior Gomes iniciou seu discurso voltado para o vereador Carlinhos da Cohab, relatando que o parlamentar é quem se trata da vergonha da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. “O vereador Carlinhos da Cohab disse em seu discurso que nós somos a vergonha dessa Câmara, mas quero dizer que a vergonha daqui é o vereador Carlinhos”. Junior continuou seu discurso relatando que o vereador Ernesto Maia falou em seu discurso que Santa Cruz do Capibaribe ainda vai ter muita surpresa sobre esses escândalos do coffee break. 
“Vereador Ernesto, o senhor lembra do escândalo da merenda? Creio que deve lembrar porque o senhor foi líder do seu tio Zé Augusto, quando ele foi prefeito. Lembro de quando seu tio em um momento de raiva estava em um bar e um popular perguntou a Zé Augusto pela merenda e o mesmo mandou o popular ir perguntar a Ernesto, porque a empresa era no nome do assessor de Ernesto e a secretária de educação era a mãe de Ernesto. Mas, quero dizer vereador Ernesto, que surpresa a população vai ter quando sair a decisão da justiça sobre o escândalo da merenda”.

Junior Gomes finalizou seu discurso relatando que o vereador Ernesto Maia se alterou nas reuniões da CPI, quando Junior disse que Ernesto não era o mais indicado para falar de coisa séria.

Helinho Aragão
O vereador petebista, Helinho Aragão, destacou em seu discurso sobre os aumentos oriundos do Governador do Estado. “O excelentíssimo senhor governador Paulo Câmara gosta de fato é de aumentar taxas, impostos e uma semana depois dele aumentar o IPVA, o nobre governador agora vai aumentar em mais de 10% na conta de água. Acho uma vergonha a forma como esse governador tem administrado o nosso Estado”. Helinho continuou seu discurso falando da insatisfação por parte da população, relativo a várias áreas da cidade. “O que nós vimos esse final de semana foi um momento de terror em Santa Cruz do Capibaribe. Vários carros e motos roubados, cerca de 20 veículos, um absurdo. A Polícia não tem condições de trabalho e o governador precisa ter consciência desses fatos. Na semana passada parabenizei a operação de carnaval, mas com as condições que o governo do Estado não dá para continuar da forma que está”.

Fica aqui o meu repúdio a forma como o governador Paulo Câmara está tratando a questão da segurança pública no estado e em nosso município.

Luciano Bezerra
Inicialmente o Vereador Luciano Bezerra destacou uma reunião do Prefeito Edson Vieira com a presença do Deputado Diogo Moraes e Vereadores que fizeram cobranças a representantes do estado iniciassem imediatamente o tapa buraco no perímetro urbano de PE-160. Em seguida o Vereador destacou um encontro que participou com o Prefeito Edson Vieira e com o Secretário de Defesa Social, Major Sena, com os comandos da Polícia Militar e do BEPI, bem como com o Delegado Regional da Polícia Civil, tratarem de questões ligadas a Segurança Pública. Na sequência o Vereador Luciano Bezerra falou da reunião inicial da Comissão de adequação da Guarda Municipal, da qual o Vereador estará presidindo a partir de hoje, onde contou com a participação do Major Sena. A finalidade da comissão é adequar a Guarda Municipal ao estatuto nacional, criando divisões especializadas para proteção ao meio ambiente e patrimônio histórico cultural, bem como outras divisões especializadas. O Vereador ainda destacou, que assim que a comissão elaborar a minuta da adequação da lei, fará audiência pública para discutir com toda a sociedade, tendo em vista, que pontos polêmicos deverão ser enfrentados como o que diz respeito a armar a guarda municipal.

Zé Minhoca
O vereador Zé Minhoca falou sobre a questão do aumento do IPVA e enfatizou sua insatisfação com o governo do Estado, sobretudo, pela questão dos pagamentos e dos valores diferentes no Detran e na SEFAZ. Zé Minhoca destacou ainda uma taxa de 15 reais que tem no site do Detran para ser paga e alertou a população que não pague, pois não é obrigatória. 
“O medíocre vereador Carlinhos da Cohab insinuou que eu não teria vergonha, mas quero dizer que eu tenho vergonha. Há um tempo, eu recebi o ex-prefeito Zé Augusto e Ernesto Maia em minha casa, Santa Cruz não sabe disso não, mas eu tenho testemunhas, que Ernesto e Zé foi a minha casa me convidar para ser presidente dessa Câmara e eu não aceitei porque tenho vergonha na cara”.

Narah Leandro
É com muita alegria que hoje chego a esta tribuna através de uma conquista feminina que aconteceu há 84 anos atrás. A conquista do voto feminino que aconteceu em 24 de fevereiro de 1932 quando Getúlio Vargas assinava o decreto que dava direito ao sufrágio feminino. Hoje além de votar a mulher tem o direito de ser votada, e é por esse direito que eu estou nessa casa hoje e outras 4 mulheres já exerceram mandatos em Santa Cruz do Capibaribe! Está na hora de avançar, avançar junto com os homens que preocupados com a política publica de fato constroem diariamente propostas, projetos e soluções com um único objetivo de construir um futuro melhor para nossa cidade. Mas quero reforçar o meu desejo, de vê nessa casa uma maior representação feminina de pelo menos 20% já que somos hoje 52% do eleitorado.

Vamos construir juntas porque como já disse. Uma mulher na política muda a mulher, mas várias mulheres na política muda a política! Quero registrar aqui a visita que fiz a AADESC, essa ONG seria e que presta um relevante serviço a nossa comunidade, aproveitar para anunciar que o nosso prefeito garantiu o calçamento dessa rua é de extrema importância e necessidade. Destacar a reunião com o nosso deputado Diogo Moraes e o prefeito Edson Vieira essa semana com o pessoal do DER onde cobramos a ação urgente de tapa buracos e a retomada da obra de duplicação que terá continuidade. Mas como disse no início, o nosso grupo esta comprometido com a estrada toda! E por isso o nosso deputado Diogo Moraes cobrou também o recapeamento de pão de açúcar a Toritama e lá o der já garantiu também esse serviço necessário para garantir o escoamento da nossa mercadoria para todo o brasil.

Pipoca
O vereador Pipoca iniciou seu discurso respondendo as críticas feitas pelo vereador Carlinhos da Cohab e relatou que uma das críticas feitas pelo vereador oposicionista foi falar que Pipoca não teria moral de entrar nas casas da população. “Eu não tenho nenhum processo contra mim, enquanto que o senhor tem várias contra o senhor. Eu entro sim nas casas das pessoas, porque a população conhece o meu trabalho. Tenho um trabalho como vereador e todos sabem o que estamos desempenhando. O nosso trabalho a população reconhece, diferentemente do vereador Ernesto Maia, que quando foi líder do seu tio enquanto prefeito, seu tio comprou gerador supertafurado. Vossa excelência quando vai tentar me denigrir para a população, todo mundo sabe que vocês não têm moral para falar da minha pessoa”.

“Eu tenho coragem de ser sair nas ruas e olhar no olho das pessoas, pois não sou capacho de ninguém não. Agora querer me denigrir, isso vocês não vão conseguir porque a população sabe quem é minha família. Todos sabem que não gosto de vir a Tribuna com esse tipo de discurso, mas tem momentos que é preciso esclarecer essas acusações indevidas”.

Dida de Nan
O vereador Dida de Nan fez um discurso enfatizando a questão do trabalho da oposição, que de acordo com Dida esses vereadores só sabem fazer barulho. Dida continuou seu discurso e relatou que o trabalho da gestão de Edson Vieira, apoiada pela bancada de situação, tem sido feito e a população tem aprovado.

“O povo tá de olho e não adianta a gente ficar brigando aqui não, mas é preciso demonstrar o trabalho que essa gestão está fazendo, mas essa oposição só sabe querer esconder o trabalho dessa gestão. Esse povo ao invés de ir trabalhar só sabe falar em queijo, em bolo, em calçadão. Mas, o povo sabe que o prefeito Edson está fazendo um bom trabalho sim”.

Ronaldo Pacas
O discurso de Ronaldo Pacas foi feito com base na gestão municipal, onde apresentou os problemas que a cidade enfrenta na atualidade, tudo em decorrência de gestões anteriores. “A gente viu a chuva que deu em nossa cidade e as águas invadiram as casas das pessoas em vários bairros, mas se observarmos isso ocorre porque não fizeram nada em gestões passadas, ou melhor, fizeram, deram terrenos de forma indevida e deixaram construir em áreas que não deviam”.

Ronaldo falou ainda sobre a questão da forma como a oposição trabalha. “Olha, essa semana criticaram muito o vereador Pipoca, não estou aqui para defender ninguém, mas não se deve dar muita atenção a pessoas que no passado foram contra a construção do calçadão Miguel Arraes, não se deve dar atenção a quem foi contra as obras de calçamentos em várias ruas da cidade, a construção da Central de Feiras”.

Vânio Vieira
O vereador Vânio Vieira iniciou seu discurso fazendo um pedido ao presidente da CPI do Calçadão, Zé Minhoca, para que o mesmo faça um trabalho com foco em de fato investigar. Vânio fez um discurso cheio de críticas aos vereadores da bancada de situação, onde o mesmo relatou que antes os vereadores justificavam as falhas da administração municipal, dizendo que ‘roubavam, mas faziam’. Em seguida, o vereador Vânio se dirigiu aos vereadores Junior Gomes e Pipoca. “O que a gente observa nessa Câmara é que tudo é uma farsa, porque os vereadores vêm fazer um discurso cheio de moralidade, mas o pensamento e as atitudes são totalmente diferente”.

O vereador finalizou seu discurso alertando a população sobre a questão do voto. “Pagar um salário de vereador alto, onde a população trabalha para pagar nossos salários e a gente observar que vereadores como Pipoca se omite a convocar as testemunhas para serem ouvidas na CPI. Vou alertar mais uma vez. Na hora que esses vereadores baterem na sua porta pedindo um voto neste ano, você precisa está muito bem informado para não colocar de volta na Câmara esse tipo de vereador que apoia os casos de corrupção que se instalou aqui na cidade”.

Informações da Assessoria da Câmara

Postar um comentário

0 Comentários