Slide

10/recent/ticker-posts

Ódio: a massa de manobra

Artigo de Admilson Gomes

É triste, mas a cada dia eu me envergonho mais em ser brasileiro. Queria muito poder dizer que tenho orgulho de meu povo, pela sua honestidade, criatividade e compaixão. Mas infelizmente na prática não é assim. Brasileiro é pouco criativo. Qual é a tecnologia que exportamos para o mundo? Claro que deve haver algo, mas para um país continental como o nosso, as ideias que surgem são pouquíssimas.

Honestidade aqui é algo cada vez mais raro. O jeitinho brasileiro de querer levar vantagem sempre é o que ainda causará a ruína desse belo e imenso país.

A compaixão ao próximo anda no mesmo ritmo da honestidade. Em meio a calamidades como a que ocorreu em Minas, o que menos se precisam são de pessoas oportunistas.

Enquanto na França os taxistas desligaram os taxímetros para levarem o maior número de pessoas possível para longe da zona de perigo durante os ataques terroristas, os comerciantes de Mariana - MG aumentam o preço da água mineral. Depois ficam perguntando de onde saem tantos políticos desonestos...

Observem um fato: o que eram a maioria dos nossos políticos atuantes hoje, 50 anos atrás? Crianças e adolescentes, certo? E o que formou neles essa personalidade corrupta na maioria dos casos? A própria sociedade. Dê poderes políticos para um comerciante oportunista desses, que aproveitam uma calamidade para aumentarem os preços de seus produtos e espere ver o que acontece...

Desde cedo, somos moldados a obter vantagens, desde furar a fila no parquinho até usar a mãe idosa para não pegar a fila do banco. Comerciantes roubam seus clientes no peso, na quantidade, na qualidade ou até no troco. Funcionários compram atestados médicos para justificar uma falta ao trabalho por conta da ressaca da festa da noite anterior, ou fazem a famosa cera durante o expediente. Consumidores que não assumem a verdade quando eles próprios danificam um produto, fazendo-se de vítima para obter a troca do bem. "Cidadãos" que votam em troca de mendigar um programa social qualquer. O que esperar de um país desses? Onde muitas vezes somos obrigados a abrir mão do bom senso por pura sobrevivência, pois se você agir corretamente em determinadas situações, a sociedade lhe engole como um lobo feroz.

Quando muitas pessoas não agem da forma correta, a "esperteza" torna-se praticamente obrigatória e vira questão de sobrevivência. Mas devemos sempre lembrar que os meios não justificam os fins e que precisamos ser mais honestos com todos ao nosso redor, independente da maneira que seremos tratados.

Agora é um tal de “ódio das elites” que foi lançado pelo próprio governo a fim de desviar a atenção dos seus atos ilícitos e tentar ainda jogar povo contra povo e sair como bonzinho. O pior é que em muitos casos ele consegue. O que tem de gente defendendo a roubalheira com a justificativa de que todas as acusações não passam de mentira, intriga ou inveja das elites, não está no gibi.

Vejo direto nas redes sociais pessoas se dizendo orgulhosas por terem votado em fulano ou ciclano, mesmo que esse esteja atolado até o pescoço em corrupção. Talvez a coincidência de terem tido algum sucesso pessoal ou profissional nesse período, faz o individuo acreditar que isso foi presente de algum político e esquece até de se autovalorizar.

Estaria sendo injusto de considerar isso uma burrice generalizada, afinal, não conheço a maioria das pessoas e os motivos que as levam a defenderem seus pontos de vista, mas no mínimo, posso chama-los de egoístas. Sim, egoístas! Não acompanham os noticiários informando que boa parte das empresas estão falindo por falta de investimentos causados pela ingerência de um governo que só se preocupa com o bem estar do seu partido político? Mesmo assim, são gratos, e subservientes a um partido corrupto, cujo maior projeto é se perpetuar no poder? Milhares de famílias perdendo os empregos, mas enquanto a minha estiver bem eu defendo o governo? Se isso não for egoísmo, eu não sei mais o significado dessa palavra.

E para justificar as investigações, o governo ainda vem com a historia de que isso é ódio dos ricos para com os mais pobres. Que os mais ricos estão incomodados com o pobre sentar ao seu lado no avião ou estudar com seu filho na escola. Conversa fiada...

O ódio é você pagar impostos e mais impostos e ver seus familiares sendo assaltados nas ruas, porque não investiram em segurança. Ódio é ver um amigo ou um conhecido apodrecer em um hospital, porque não investiram em saúde. Ódio é presenciar um acidente de trânsito causado por má conservação das rodovias. Ódio é ver milhares de famílias perdendo seus empregos, simplesmente porque os atos corruptos do governo afastaram os investimentos. Ódio e ter que pagar mais imposto, simplesmente porque o governo gastou mais do que devia ou usou seu dinheiro para promover compra de votos maquiado como assistência social. Ódio é ver o governo gastar milhões com escolas mal equipadas e escutar que isso é investir em educação. Ódio é ver que esse povo todo está sendo usado como massa de manobra e não percebe. Ódio é você ser contra a corrupção e encontrar um imbecil gritando que esse foi o melhor governo de todos os tempos.

Mostre-me uma obra do governo que não esteja com suspeitas de desvios ou superfaturamento. Qualquer uma. Até ponte de madeira está valendo. Se o governo fosse sério, investia em educação, mas não apenas construindo escolas e sim na valorização dos profissionais do conhecimento, na implementação de tecnologias modernas nas salas de aula e na atualização das matérias que são ensinadas na escola.

Enquanto em países como o Japão os alunos das séries primárias resolvem equações que nossos universitários quebram a cabeça para resolverem (às vezes nem resolvem), aqui em nosso país, estão preocupados a difundir a ideologia de gênero sexual, fazendo com que nossos jovens se interessem cada vez mais cedo por sexo e outros assuntos de relevância insignificante, promovendo assim a má formação pessoal do individuo e alimentando esse ciclo de pão e circo. O mais incrível é que ainda conseguem apoio de muitos. Também, a julgar pela formação que temos...

O presidente Lula teve tudo em suas mãos para ser o maior estadista da história mundial. Um operário, de pouca instrução, que conseguiu reunir milhares de pessoas para defender seus ideais, que chegou ao cargo mais importante do país lutando contra políticos poderosos e influentes, mas ao que tudo indica, infelizmente sucumbiu às tentações do poder e do dinheiro fácil.

A esperança deve permanecer sempre viva em cada um de nós.
O bem terá sempre que vencer o mal, mesmo que isso demore.

Postar um comentário

0 Comentários