Slide

10/recent/ticker-posts

Inscrições para o Enem 2016 estão abertas até 20 de maio

Começam nesta segunda-feira (9) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet até as 23h59 do dia 20 de maio (horário de Brasília). O exame acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.

O Ministério da Educação (MEC) espera receber 8 milhões de inscrições, das quais 2,2 milhões devem ser de estudantes que estão no último ano do ensino médio.

Para que serve o Enem?

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Ao se inscrever, todo candidato deve informar um número de celular ou de telefone fixo válido, bem como cadastrar um e-mail. A confirmação da inscrição será feita apenas pela página do exame na internet. Além de contar com identificação biométrica nos dias da prova, os inscritos deste ano também terão acesso a um aplicativo para acompanhar a inscrição.

Isenção de taxa

A taxa da inscrição é de R$ 68, e o pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios até as 21h59 (de Brasília) do dia 25 de maio. Alunos matriculados no último ano do Ensino Médio em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais) estão isentos automaticamente da taxa. Participantes que declararem carência no ato da inscrição também podem obter a isenção.

Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015 e não compareceram aos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção, devem justificar a ausência, conforme previsto em edital. Haverá campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição. Da mesma forma, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas deste ano perderão o benefício na próxima edição.

Aplicativo e identificação biométrica

A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. Leia os detalhes no edital do Enem de 2016, publicado no Diário Oficial da União de 15 de abril, aqui.

O aplicativo para smartphones, desenvolvido pelo MEC, conterá todas as informações necessárias aos participantes, como o cronograma do Enem, um mural de avisos, dicas e resultados. Também permitirá o acompanhamento da inscrição e servirá como instrumento de diálogo com os participantes.

Necessidades especiais

Pessoas com deficiência ou necessidades específicas contarão com atendimento especializado, de acordo com solicitação a ser feita pelo próprio interessado no sistema de inscrições. Para tanto, é necessário apresentar documento comprobatório legível no qual deve constar o nome completo do participante; o diagnóstico com a descrição da condição que motivou o pedido de atendimento; a assinatura e a identificação do médico ou profissional especializado, com o número do registro no Conselho Regional de Medicina ou no conselho de classe.

Nome

Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital, de 9 a 20 de maio. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário preenchido, disponível na página do exame na internet, entre os dias 1º e 8 de junho.

Provas

O Nos dois dias de exame, em 5 e 6 de novembro, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica e para que os participantes possam guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

Mais informações e o edital do Enem de 2016 estão disponíveis no site oficial do Enem. Em caso de dúvidas sobre o exame, os candidatos podem ligar para o telefone 0800-616161.

Postar um comentário

0 Comentários