Slide

10/recent/ticker-posts

A arte de observar e fotografar pássaros revela espécies raras em Santa Cruz do Capibaribe e região


O Birdwatching é um hobby antigo que consiste em observar pássaros nos seus habitats naturais. Iniciou na Inglaterra e vem ganhando cada vez mais praticantes pelo mundo. Os brasileiros, além de observar, começaram a fotografá-los. No Brasil, há mais de 1.900 espécies de aves e algumas muito raras. É possível fotografá-las em diversas situações: comendo, brincando, namorando, brigando, alimentando os filhotes e etc…

A atividade pode trazer inúmeros benefícios para os praticantes. Os sentidos ficam bem mais aguçados, passando a enxergar e ouvir muito melhor, além de ser capaz de reconhecer os cantos dos pássaros ou algum chamado.

Em Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, amigos se juntaram e formaram um grupo de passarinheiros, como costumam chamar por aqui. Admilson Gomes e seu filho Ricardo, Éder Neves, Arnaldo Vitorino, Murilo Nascimento e Almir Neves, geralmente fazem caminhadas nos finais de semana para fotografar as aves e algumas vezes juntam-se ao grupo João Neto, Guilherme Aragão e Pedro Felipe. Algumas descobertas importantes já começaram a surgir, são aves nunca vistas em nossa região que começam a ser descobertas e registradas.

Uma descoberta recente e que merece destaque aconteceu no município de Taquaritinga do Norte, através do amigo Murilo Nascimento. Ele conseguiu o primeiro registro de que se tem notícia em Pernambuco de uma ave da Espécie Saíra Viúva (Pipraeidea melanonota), ave passeriforme da família Thraupidae, a qual só tinha registro anterior a nível de Nordeste, no estado da Bahia.

Saíra Viúva - macho (Foto: Murilo Nascimento).

Após o registro de Murilo, fomos com ele no local e Admilson Gomes e eu (Almir Neves), também conseguimos registrar imagens da espécie.

Saíra Viúva - macho (Foto: Admilson Gomes).
Saíra Viúva - macho (Foto: Almir Neves).
Além da espécie citadas, várias outras já foram registradas em nossa região e isso chama a atenção para a importância de se preservar nossas matas, pois o que vemos a cada final de semana que saímos para fotografar é que além dos vários anos de seca, a cada dia o desmatamento aumenta, devastando o que ainda resta de nossa caatinga.

Por Almir Neves (Blogueiro, Servidor público, fotógrafo e observador de aves nos fins de semana).

Postar um comentário

0 Comentários