Slide

10/recent/ticker-posts

Edson Vieira é sabatinado por professores de Santa Cruz do Capibaribe


Na noite desta quinta-feira (08) O Sindicato Único dos Profissionais do Magistério (SINDUPROM) deu início à série de sabatinas com os Candidatos a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe.

O plenário da Câmara Municipal de vereadores foi lotado pelos professores.

O primeiro candidato a responder os questionamentos dos professores foi o atual prefeito e candidato a reeleição, Edson Vieira (PSDB). De acordo com as regras da sabatina, 12 professores foram sorteados para fazerem perguntas ao candidato, mas após estas perguntas e respostas, ainda sobrou tempo e a coligação do candidato resolveu que poderiam ser sorteados mais três professores para fazer perguntas. Os questionamentos dos professores foram, principalmente, sobre qualidade do ensino, merenda escolar, problemas físicos nas escolas, falta de construção de novas escolas, muitas escolas funcionando em prédios alugados e sobre não repasse de recursos à previdência.

A sabatina foi mediada e apresentada pelos professores Tenório e Romenyck Stiffen.


Edson Vieira iniciou sua apresentação exibindo um vídeo destacando ações de seu primeiro governo na educação do município.

Alguns momentos da sabatina foram polêmicos, havendo em certo momento, pedido de resposta por parte de uma professora por ter se sentido ofendida durante a resposta do candidato a sua pergunta. O direito de resposta foi analisado pela comissão organizadora e foi negado.

As imagens mostradas no vídeo de apresentação do candidato foram questionadas por alguns professores durante suas perguntas, principalmente com relação à merenda que, segundo os professores o vídeo mostrando uma merenda de boa qualidade não condiz com a realidade diária das escolas.

O candidato disse que desconhece essa realidade e registrou a presença da diretora da escola citada, dizendo que desconhece essa realidade e que no seu governo nunca faltou merenda e que há merenda nas escolas desde o primeiro dia de aula.

Sobre os centros de educação infantil, Edson garantiu a continuidade e disse que já está em fase de construção um centro integrado e que em breve os três prédios alugados para que funcionem os centros serão entregues e os centros passarão a funcionar em um único local, onde funcionou o mercado de farinha.

Questionado sobre realização de concurso público, Edson disse: "já é uma determinação da nossa equipe, para que dentro do primeiro semestre de 2017, possamos autorizar o concurso público para a nossa cidade e isso é uma certeza”.

A professora Mônica Mirian questionou sobre a criação da Previdência Própria Municipal em que, pouco tempo depois da criação, foi constatado, segundo ela, que a gestão deixou de repassar à Santa Cruz Prev, um montante de R$ 2.325.880,42 (dois milhões, trezentos e vinte mil, oitocentos e oitenta reais e quarenta e dois centavos), referente à parte patronal e completou questionando onde estaria o montante.

Edson Vieira respondeu: “Quero saber até hoje quem foi o servidor que foi prejudicado pela Previdência Própria?, o que se criou foi um mote político e inverídico para a população. A Previdência hoje tem quase 15 milhões em caixa. [...] Essa administração quer saber onde o servidor público foi lesado e onde o prefeito meteu a mão?”

Ao fim da entrevista, várias pessoas aguardavam o candidato do lado de fora da câmara, onde houve princípio de tumulto no momento da saída de alguns professores que foram vaiados e reclamaram de algumas agressões como puxões de cabelos. Quando o candidato saiu foi recebido com festa e saiu em passeata pelas ruas com seus eleitores.


As sabatinas terão continuidade. Nesta sexta-feira (09), o candidato Fernando Aragão (PTB) será sabatinado e na próxima semana será a vez dos candidatos, Rodolfo Aragão (PSOL) e Clodoaldo Barros (PMN).

Do Blog Merece Destaque
Fotos: Almir Neves

Postar um comentário

0 Comentários