Era manha de 22/05/2016. Eu e o parceiro Éder Neves tínhamos ido visitar a reserva de Serra dos Cavalos em Caruaru, uma mata bonita e bem preservada, mas as trilhas tem muito movimento de pessoas e isso termina que dificultando o avistamento de pássaros. Chegamos lá logo cedinho, onde ficamos toda a manhã. Perto das 12:00 resolvemos voltar para casa. A fome já chamava e o sol estava escaldante. Nessa hora é uma das mais difíceis de avistar aves pois elas se recolhem devido ao forte calor.Paramos para almoçar e seguimos nossa viajem de volta para casa.
Resolvemos seguir a trilha. Uns 15 km de estrada de terra com muito cascalho, mas muito agradável. Foi nossa alegria. Em 1 hora de trilha vimos mais aves do que a manhã inteira na Serra dos Cavalos.
Ficamos surpresos com a quantidade de espécies que avistamos num trecho do rio com um volume razoável de água. Paramos e ficamos contemplando o local, conversando sobre a quantidade que o local poderia abrigar se estivesse com seu nível normal de água.
Íamos andando e parando. Descíamos do carro a cada nova poça d'água encontrada a fim de investigar o movimento das aves.
Muitas garças, socó-boi, socozinho, caminheiro-zumbidor, martim-pescador, pernilongo-de-costas-negras, canários, etc...etc... Uma imensidão de pássaros. De encher os olhos de quem aprecia a natureza livre e selvagem.
Mais tarde, chegando em casa foi que consegui identificar a espécie pela internet.
Foi mais uma surpresa agradável que tivemos ao margear o nosso querido Rio Capibaribe.
Infelizmente o IBAMA parece não dar muita importância para nossa região, pois são muitos os casos de poluição, desmatamento e caça predatória que escutamos em toda a região.

Admilson Gomes
Redes Sociais