Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: Bullying

O termo bullying tem origem inglesa e é internacionalmente usado para referir-se à violência escolar, que é um verdadeiro problema de saúde pública.

Trata-se de transgressão individual ou grupal, diferentemente de conflitos normais ou brigas de estudantes, contra uma vítima escolhida. Consiste em verdadeiros atos de violência física e psicológica, repetidamente impostos a pessoas mais vulneráveis do ponto de vista físico, psicológico ou socioeconômico, com importantes repercussões imediatas e em longo prazo.

De acordo com o tipo de confronto, pode ser classificado como:

- Intimidação física (através de qualquer contato físico)
- Intimidação verbal (apelidos, xingamentos, ...)
- Bullying indireto (boatos, repasse de informações sigilosas sem autorização da vítima)
- Ciberbullying (através de redes sociais)
- Bullying emocional (humilhações, exclusão, marginalização a outrem ou a um grupo)
- Bullying sexual (variam de assédio ou discriminação sexual até casos de violência sexual) . 

Os atos de bullying produzem consequências a curto e longo prazo não só para a vítima, mas para todo o ambiente escolar. A duração, o tipo, a regularidade e a intensidade das agressões, assim como as características próprias da vítima, causarão maiores ou menores efeitos negativos. A intervenção, principalmente preventiva, se faz na escola, na família e na sociedade.

Com relação ao(s) agressor(es), recomenda-se a análise do problema e a intervenção individualizada, a comunicação aos familiares e tentativa de resolução por meio do diálogo, estimulando a solidariedade e a boa convivência. Os casos mais graves devem ser submetidos a intervenção em saúde mental ou encaminhados à GPCA.

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários