Slide

10/recent/ticker-posts

A foto do dia - Pato de Crista


A foto acima foi registrada por Almir Neves em 01/04/2017, próximo a Santa Cruz do Capibaribe e mostra uma fêmea da espécie pato-de-crista, um anseriforme da família Anatidae. Também conhecido como pato-cachamorro, pato-do-mato e putrião.

O macho chega a medir 76 centímetros de comprimento e pesar 2 quilos. É uma ave extremamente arisca e desconfiada, não permitindo a aproximação do observador. Costuma pousar em árvores na beira d'água e na época da muda das penas das asas, quando não pode voar, esconde-se na vegetação dos açudes e pântanos. Seus bandos voam em fila indiana, alcançando boa velocidade.

Alimenta-se de pequenas sementes, principalmente de plantas aquáticas, folhas, vermes, larvas de inseto e outros bichinhos.

Na época da reprodução a crista do putrião aumenta e sua plumagem fica mais colorida. A fêmea, que é menor e não tem a carúncula sobre o bico, faz o ninho em cavidades de árvores. Põe até 20 ovos, que choca por aproximadamente 1 mês. Os filhotes logo que nascem abandonam o ninho e seguem a mãe.

Do Blog Merece Destaque
Foto: Almir Neves

Postar um comentário

0 Comentários