Slide

10/recent/ticker-posts

Sucção Digital e uso de Chupeta


Como muitos pais, você pode estar preocupado com o fato de seu filho chupar o dedo ou usar uma chupeta. Você pode se perguntar se é prejudicial, com qual idade deve parar ou o que pode acontecer caso a criança não pare.

Você pode ter certeza de que a sucção é um dos reflexos naturais da criança. Elas começam com o polegar ou outros dedos enquanto estão no útero. Bebês e crianças pequenas podem chupar o polegar, outros dedos, chupeta ou outros objetos. Isso faz com que eles se sintam seguros e felizes, e os ajuda a aprender sobre o mundo deles. Entretanto se esse hábito for prolongado, pode causar problemas com o crescimento da boca e o alinhamento dos dentes. Isso também provoca alterações no palato.

Crianças que acomodam o dedo tranquilamente na boca têm menor probabilidade de desenvolver problemas do que aquelas que sugam vigorosamente. Quando os sugadores ativos removem seu dedo da boca, normalmente pode-se ouvir um barulho. Alguns sugadores mais agressivos podem ter problemas com a primeira dentição.

As chupetas podem afetar os dentes basicamente da mesma maneira que a sucção dos dedos. Entretanto, a chupeta é normalmente um hábito mais fácil de ser tirado. Caso você ofereça uma chupeta a uma criança, verifique que ela esteja limpa. Nunca a mergulhe em açúcar, mel ou outros produtos doces antes de oferecer à criança.

A maioria das crianças pára de chupar o dedo por conta própria por volta dos 2 aos 4 anos de idade. O comportamento diminui gradativamente nesse período, uma vez que a criança gasta mais do seu tempo acordada explorando o que está a sua volta. A pressão dos colegas das crianças em idade escolar também faz com que elas parem de colocar o dedo na boca. Se a criança não parar por conta própria, os pais devem desestimular o hábito a partir dos 4 anos. Entretanto, a pressão excessiva pode ser mais prejudicial do que benéfica.

O dentista também pode estimular a criança a parar, explicando o que pode acontecer aos dentes caso ela continue. Caso essas abordagens não funcionem, lembre seu filho enfaixando o dedo ou colocando uma meia na mão durante a noite. Caso ainda assim o hábito persista, converse com o dentista. Ele pode desenvolver um aparelho para evitar a sucção.

George Ribeiro é Cirurgião Dentista e atende em seu consultório, na Clínica Viviane Valença, na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários