Slide

10/recent/ticker-posts

A foto do dia - Águia Chilena


A foto de hoje foi registrada por Almir Neves em 14/05/2017, no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco e mostra uma Águia Chilena (Geranoaetus melanoleucus).

A águia-chilena é um ave da ordem dos accipitriformes da família Accipitridae. Também conhecida como águia-serrana, gavião-pé-de-serra (Nordeste) e águia-moura.

Características

Atinge aproximadamente 68 centímetros de comprimento, possui quase dois metros de envergadura, dotada de asas compridas e cauda curta.
A águia chilena é identificada no voo por sua cauda em forma de cunha curta que projeta-se mal em suas asas longas e largas. Plana muito próximo a áreas montanhosas onde fica por muito tempo planando a procura de comida, conhecida também como gavião-pé-de-serra.

Alimentação

Essa ave apresenta um voo poderoso e veloz, dotada de grandes olhos, aspectos estes que auxiliam na caça às suas presas preferenciais, outras aves (como filhotes de joão-de-barro e andorinhões) , cobras e até mesmo pequenos mamíferos, como coelhos e mocós. Inclusive observou-se uma destas águias destruindo uma casa de joão-de-barro para se apoderar de seu conteúdo. Pode também comer carniça ocasionalmente, o que lhe confere a característica de ave saprófaga eventual. Em Belo Horizonte verificou-se que essa espécie se adaptou a consumir pombos domésticos.

Reprodução

Constrói seu ninho em escarpas rochosas com galhos secos. Os filhotes são alimentados durante seus primeiros 4 ou 5 meses de vida, sendo que as águias dão preferência à utilização de apenas um mesmo ninho por toda vida.

Hábitos

Habita áreas abertas, campos e regiões montanhosas, planando por muito tempo nessas regiões a procura de alimento. Pode também ser encontrada sobrevoando centros urbanos ou pousadas em cercas e postes na beira de rodovias e estradas.

Foto: Almir Neves
Informações do Wiki Aves

Postar um comentário

0 Comentários