8 de maio de 2017

A foto do dia - Fogo-apagou


A foto acima foi registrada por Almir Neves, em uma área de Caatinga no município de Taquaritinga do Norte e mostra uma Rolinha fogo-apagou (Columbina squammata), que é uma ave columbiforme da família Columbidae.

O nome popular fogo-apagou é, sem dúvida, a melhor tradução escrita para o canto desta ave, um dos sons mais típicos da “roça”.

Recebe os nomes populares de rolinha-carijó, fogo-pagô (onomatopeico), rola-pedrês, rolinha-cascavel, felix-cafofo (Paraíba), paruru e galinha-de-Deus. Na região mais setentrional do Nordeste brasileiro, precisamente no interior dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, Columbina squammata é chamada pelos moradores locais de rolinha-cascavel ou rolinha-cascavilinha devido ao padrão da plumagem lembrar o aspecto das escamas da cobra cascavel (Crotalus durissus). Além disso, o som que a ave emite ao voar também lembra o som do “chocalho” da cobra Cascavel.

Na música popular, deu nome à composição de Sá e Guarabyra Fogo Pagô, que traz os versos:

Fogo pagô que encantou
Levou embora
Ai, teus murmúrios na memória…

Foi cantada também por Luiz Gonzaga.

Características

A rolinha fogo-apagou possui as partes superiores de coloração marrom acinzentada, face e peito cinza rosado, a garganta é branca e os abrigos distais das asa também são brancos e formam uma mancha branca visível nas asas quando estão fechadas. A cauda é escura com as pontas das retrizes de cor branca, apresentando uma faixa branca na lateral da cauda, perceptível quando a ave está em voo. Olhos escuros, pernas rosadas e bico cinza, este típico das aves columbiformes. Apresenta aparência “escamada” causada pelas bordas escuras das penas desta ave. A característica mais marcante desta espécie é o padrão escamado da plumagem, que lhe proporciona eficiente camuflagem. Quando em voo é possível ver uma faixa branca na base da asa, suas rêmiges primárias são de cor castanha.

Esta ave está cada vez mais difícil de ser encontrada em nossa região, devido a estiagem prolongada e o desmatamento, portanto, faça sua parte, preserve o meio ambiente, ajude na conservação das espécies da nossa Caatinga.

Do Blog Merece Destaque
Informações do Wiki Aves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Traduzir / Translate