Atualizações por E-mail

Pesquisar neste blog

22 de junho de 2017

Dormir pouco aumenta risco de câncer de próstata, revela estudo

Homens de até 65 anos que dormem menos de cinco horas por noite têm o risco 55% maior de morrer da doença.

A insônia já virou uma epidemia mundial. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% da população enfrenta dificuldades para dormir. Além de trazer prejuízos para a saúde, como fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e memorização, e hipertensão, o problema também pode ser um fator de risco para o aparecimento do câncer de próstata. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela American Cancer Society, nos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, homens de até 65 anos que dormem menos que cinco horas por dia podem ter até duas vezes mais chances de desenvolver o câncer. Os pesquisadores analisaram dados de dois grupos. O primeiro era formado por 407 mil homens, entre 1950 e 1972. Já o segundo contou com mais de 416 mil, entre os anos de 1982 e 2012. Nenhum dos participantes tinha câncer quando iniciaram o estudo, mas durante o período de acompanhamento 1.500 que fizeram parte do primeiro grupo e mais de 8.700 do segundo morreram em decorrência do câncer de próstata.

Os pesquisadores então estudaram o sono dos participantes. Eles chegaram a conclusão de que os homens com menos de 65 anos que dormiam entre três e cinco horas por noite tinham o risco 55% maior de morrer de câncer de próstata, quando comparado aos que dormiam 7 horas. Embora a ligação entre o sono limitado e o câncer não seja exata, sabe-se que dormir pouco bloqueia os genes que nos protegem contra o crescimento de tumores e a falta de sono pode inibir a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono.
“Baixos níveis de melatonina podem contribuir para mutações genéticas e enfraquecimento do sistema imunológico, que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de próstata”, afirma o urologista Guilherme Maia, do Hospital Santa Joana Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao enviar um comentário, aguarde até que nossa equipe o analise e o publique. Isso é necessário para evitarmos que comentários impróprios sejam mostrados. Comentários com agressões, palavrões ou qualquer tipo de ofensas não são aceitos.

AddToAny

Traduzir / Translate