Slide

10/recent/ticker-posts

Em Pernambuco, barco afunda e tripulantes sobrevivem após nadarem por cinco horas


Uma embarcação que partiu do Porto do Recife em direção ao arquipélago de Fernando de Noronha naufragou em alto mar na noite de terça-feira (12). Ao todo, havia seis pessoas no barco de carga Ekos Noronha, que fazia o trajeto pela primeira vez. Para sobreviver, os tripulantes tiveram que nadar por cerca de cinco horas até chegar à praia de Casa Caiada, em Olinda, a cerca de 13 quilômetros de onde a embarcação estava quando afundou.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, nesta quarta-feira (13), um dos tripulantes da embarcação, João Leite afirmou que o acidente durou menos de cinco minutos.
“O vento estava muito forte e o navio não aguentou. Conseguimos contato com a Capitania dos Portos e, em menos de um minuto, a água invadiu a sala de máquinas e a energia foi embora", disse.
O percurso entre Noronha e o Recife é de 300 milhas náuticas, o que corresponde a 545 quilômetros. Se tudo tivesse corrido como planejado, o barco levaria dois dias para chegar ao arquipélago. Segundo João, a união entre as vítimas e o trabalho sincronizado foram responsáveis pela sobrevivência de todos que estavam a bordo.
"Em menos de cinco minutos já estávamos perdendo a navegação. Nos agarramos em pallets da mercadoria para boiar um pouco", explica.
O Corpo de Bombeiros de Pernambuco afirmou que as vítimas sofreram somente escoriações e foram conduzidas pelos Bombeiros para o Hospital Naval. A corporação foi acionada por volta das 1h40 desta quarta-feira.
“Procuramos juntar todo mundo e decidir abandonar o barco. Tínhamos colete salva-vidas e boia circular com sinalizador. Isso nos deu mais condições de chegar à costa", afirmou.
Os moradores de prédios próximos ao local onde os tripulantes chegaram comunicaram aos Bombeiros e prestaram socorro às vítimas.

O barco transportava material de construção para a reforma de uma pousada e mantimentos para abastecer a ilha. O dono do navio, Eduardo Henrique Oliveira, informou que o Ekos Noronha estava com cerca de 70 toneladas de carga, menos que o limite da embarcação, que é de aproximadamente 100 toneladas. O navio chegaria à ilha na quinta-feira (14).

Do G1 Pernambuco
Foto reprodução/Whatsapp

Postar um comentário

0 Comentários