22 de fevereiro de 2018

Saiba como evitar os transtornos que as chuvas de verão causam na rede elétrica


Além das altas temperaturas, o verão também é marcado por fortes chuvas em boa parte do Brasil. Além do perigo das inundações, o que faz com que famílias e empresas percam seus bens materiais e a população em geral seja prejudicada por conta das dificuldades de transporte, os temporais também trazem preocupações por conta das quedas de energia. É possível, porém, com simples hábitos, evitar muitos desses transtornos.

Quedas de árvores, postes e cabos de energia ocasionadas por fortes chuvas são comuns na estação mais quente do ano. Em apenas um dia de temporal na cidade de São Paulo, a central de serviços do Corpo de Bombeiros chega a registrar 30 ocorrências de quedas de árvores. Na segunda semana de janeiro, por exemplo, Belo Horizonte e Florianópolis tiveram blecautes. Raios também podem causar curtos-circuitos e choques elétricos.

Quedas de energia podem afetar equipamentos eletroeletrônicos de diversas maneiras. Para impedir qualquer tipo de prejuízo, existem alguns dispositivos que ajudam a otimizar a rede elétrica em situações de risco. Jamil Mouallem, Diretor Comercial e de Marketing da TS Shara, atesta a importância desses equipamentos de proteção de energia: "A partir do momento em que se investe em nobreaks e estabilizadores de tensão, os eletroeletrônicos ficam protegidos de inconsistências de energia – algo muito comum nesse período do ano. O risco também é diminuído sensivelmente em caso de curtos-circuitos e outros problemas", afirma.

O nobreak auxilia nessa situação fornecendo energia extra até o momento do desligamento seguro do equipamento a ele conectado, sem que seu funcionamento após a retomada da corrente elétrica seja prejudicado. O dispositivo também é útil em outras situações, já que protege contra curtos-circuitos, picos de tensão, descarga de bateria e sub e sobretensão.

Outro equipamento que ajuda a manter qualquer dispositivo que dependa da eletricidade mais seguro, sobretudo no verão, é o estabilizador de tensão. Caso a rede elétrica passe por alguma instabilidade, o aparelho corrige a tensão: ao invés dos picos de energia, o que chega ao utensílio é a rede constante e estável – o que impede alterações bruscas no funcionamento e mantém a segurança.

Existem, também, outros dispositivos que impedem problemas ocasionados pelas chuvas de verão. Protetores antirraio e filtros de linha também protegem os equipamentos elétricos e eletrônicos de descargas elétricas e variações de energia. Todos eles são indispensáveis ao proteger bens materiais e, em alguns casos, até mesmo a vida. É o caso de tarefas de missão crítica, como explica Mouallem: "Em algumas situações, a rede elétrica não pode ter o fornecimento interrompido sob nenhuma circunstância, e até mesmo uma instabilidade pode ser prejudicial, como acontece em alguns setores, como o médico-hospitalar, indústria farmacêutica, automobilística, datacenters, etc", pontua o Diretor da TS Shara.

Informações da assessoria
Foto reprodução / Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Traduzir / Translate