Slide

10/recent/ticker-posts

Prédios iluminados em Santa Cruz do Capibaribe marcam o Dia Mundial do Autismo


No dia 02 de abril foi comemorado o Dia Mundial do Autismo e, em alusão a data, os prédios públicos na cidade foram iluminados de azul para lembrar a luta e os esforços pela inclusão e atenção aos que possuem a síndrome.

Além de sensibilizar a sociedade sobre o tema, a iluminação vem para empoderar as famílias que são marcadas pelos trabalhos de inclusão de seu parente diagnosticado com os transtornos do espectro do autismo (TEA). Atualmente, de acordo com o Departamento de Inclusão, há em Santa Cruz do Capibaribe 61 pessoas com autismo registradas na rede municipal de ensino.

De acordo com a secretária de Governo e Desenvolvimento Social, Alessandra Vieira, essa ação é mais uma atividade para relembrar a inclusão que é promovida pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe a fim de capacitá-los e promover a conscientização dos que os cercam. “Sempre estamos de prontidão para atendê-los e suas mães, unidos para dar apoio tanto nas necessidades delas e quanto das crianças, temos na Educação o papel do cuidador para auxiliar essas crianças, temos na Saúde o AME Infantil dando toda a assistência médica e em nossa pasta ações no social, para fortalecer o debate e a inclusão”, comenta Alessandra.

Os locais iluminados de azul para relembrar a luta dessa data serão: Prefeitura, Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação, Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social entre outros locais. 

Além da iluminação, as mães das crianças autistas e com síndrome de down se reunirão próximo domingo (08), durante o Cidade Lazer na Avenida 29, pela Associação de Assistência ao Deficiente de Santa Cruz (AADESC), para debater questões e divulgar informações a respeito das duas síndromes.

O que é Autismo?

Autismo, de acordo com 8ª Edição do Guia Prático do Autismo, é uma síndrome definida por alterações e que se caracteriza por desvios na comunicação, na interação e no uso da imaginação, geralmente pode ser diagnosticada muito cedo, até antes dos 3 anos de idade.

Estes três desvios citados formam a “Tríade” que são responsáveis por um padrão de comportamento restrito e repetitivo, e com condições intelectuais que variam de retardo mental a níveis acima da média.

Informações da Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários