Slide

10/recent/ticker-posts

Fachart, Ensinando a Transformar: Projeto transforma fibra do Facheiro em produtos artesanais de Moda

Cartilha e blog sobre o projeto serão lançados no dia 8 de Junho na Fazenda Fieza, onde haverá desfiles com as peças produzidas


Um projeto desenvolvido em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, vem trazendo inovação para os segmentos de Artesanato e Moda da região do Polo de Confecções. O projeto foi desenvolvido com apoio da UFPE, FUNDARPE e Funcultura e consiste no uso da fibra do cacto Pilosocereus pachycladus, conhecido em nossa região como Facheiro, na produção de produtos artesanais e de moda.



Um curso foi ministrado pelas professoras Solânia e Renata com carga horária de 150 horas e dividido em quatro módulos: preparação, tingimento, tecelagem e criação. A professora Solânia Evangelista falou ao Blog Merece Destaque e deu mais detalhes sobre a "Facharte: Ensinando a Transformar: do Facheiro a produtos artesanais de Moda".


"O projeto surgiu depois de uma pesquisa que a gente fez que foi o meu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] que foi desenvolvido com a fibra do Facheiro, em que foi feita a extração e depois o corte, remoção dos espinhos, maceração, a sedagem e espadalagem, lavagem e transformação no TNT, fiação, tecelagem e produção do tecido. a gente ainda não conseguiu fazer fiação e tecelagem com o fio pronto, nem o tecido, a gente só conseguiu obter até agora o TNT e é isso que a gente vai apresentar no final do nosso projeto que foi oferecer cursos para artesãos para que eles tivessem todos estes conhecimentos de como fazer esse processo para conseguir fazer esse material para desenvolver produtos e a gente conseguiu desenvolver o TNT e com ele a gente está produzindo bolsas, sapatos, assessórios, roupas e tudo mais. O projeto dos cursos foi encerrado, mas a Fachart vai continuar junto com a comunidade para desenvolver mais produtos e ter uma nova rentabilidade pra eles e continua comigo, com as pesquisas para chegar até o tecido totalmente pronto para ser utilizado industrialmente" - explicou.

Solânia informou ainda que no dia 8 de junho será feito o lançamento de uma cartilha e de um blog sobre o projeto, bem como haverá o encerramento dos cursos, com entrega de certificados e desfiles com as peças produzidas.

Do Blog Merece Destaque