Neste domingo (20) foi realizada no Rota do Mar Club, em Santa Cruz do Capibaribe, a 3ª edição da Supercopa de Futsal de Surdos. A competição foi formada por equipes regionais e dois times de Santa Cruz do Capibaribe (fotos abaixo).
Participaram do torneio um total de nove equipes que foram divididas em dois grupos, sendo o grupo A com 4 equipes (ASS, ASSPE,ASSCC e ASSNAM) e o grupo B com 5 equipes (ASSD,ARZO, ASSC, ASZO e ASAMPE). Os jogos começaram às 8h da manhã.
As regras foram repassadas aos atletas em língua brasileira de sinais (libras). Dentro da quadra, um fato que chama atenção é que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores.
Equipe de arbitragem. |
De acordo com o diretor da Supercopa, Lucas Rafael, "a realização deste projeto torna o surdo um ser mais ativo dentro da sociedade, aumenta a sua auto estima e o faz reconhecer o seu papel dentro da sua comunidade. Essa iniciativa também serve para prevenir que os jovens surdos se envolvam com drogas".
Da esquerda para a direita: Lucas Rafael e Cleverson Oliveira - diretor e vice diretor da supercopa, respectivamente. |
Para Cleverson Oliveira, Vice Diretor da Supercopa Santa Cruz do Capibaribe, "com tamanha discriminação que as pessoas com deficiência auditiva vêm enfrentando em seu dia a dia, esse projeto vem resgatar a cultura do esporte para com os surdos e sua participação na prática dele, tendo em vista que muitos surdos não têm essa oportunidade em sua vida diária, sendo assim, este projeto visa a valorização do esporte, abrindo oportunidades para uma socialização entre os surdos da cidade e de outras cidades circunvizinhas. Sabendo dos grandes benefícios que a prática do esporte traz para a vida dos seres humanos, a inclusão dos surdos, ao proporcionar um campeonato, além de ser uma questão social é também requisitos á saúde".
Veja a seguir outras imagens de alguns lances das partidas (clique nas fotos para aumentar):
Do Blog Merece Destaque
Fotos: Almir Neves
Redes Sociais