Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: Cuidados para o mês de Junho

Dra. Viviane Valença*.
Nesse período, ocorrem mudanças climáticas, com chuva (mesmo que pouca) e variações de temperatura, que costuma cair, principalmente à noite, favorecendo o surgimento de doenças respiratórias, principalmente em pessoas mais susceptíveis, como os alérgicos. Ainda temos o agravante da fumaça das fogueiras e do cheiro de pólvora dos fogos de artifício.


Recomendo aos responsáveis (pais) um cuidado maior, evitando sair à noite com as crianças e, principalmente com as alérgicas, evitar as fogueiras.

Não podemos deixar de lembrar do risco de queimaduras, cuja incidência aumenta muito nessa época. CRIANÇA TEM QUE FICAR LONGE DE FOGO!! PRECISA DE UM ADULTO ATENTO PERTO DELA O TEMPO TODO!

Em caso de queimadura, fazer resfriamento da área queimada, que pode ser feito com toalha limpa embebida em água, bloqueando a onda de calor que continua agindo no tecido queimado por alguns minutos. Em alguns casos, pode-se colocar diretamente sob água corrente. Esse procedimento não está indicado em queimaduras extensas. NÃO COLOCAR NENHUMA SUBSTÂNCIA SOBRE A QUEIMADURA, pois pode haver piora da lesão ou até contaminação da mesma.

Após este primeiro momento, o paciente deve ser levado ao hospital, para a avaliação adequada . Vamos aproveitar nossas tradições, mas sem descuidar da saúde dos nossos pequenos!

*Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários