Slide

10/recent/ticker-posts

Fotos em Destaque: Frango d'água carijó


As fotos em destaque nesta publicação foram registradas por Almir Neves na Fazenda Fieza, uma área de preservação da Caatinga, no município de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco e mostram uma ave Gruiforme da família Rallidae, conhecida como frango-d'água-carijó, cujo nome científico é Porphyriops melanops.

As aves desta espécie são muito difíceis de serem observadas em nossa região por existirem poucas e por serem extremamente ariscas e reservadas. Com a presença humana, estas aves costumam ficar bem camufladas entre arbustos existentes dentro da água e 'desaparecem' com grande facilidade entre galhos e folhas.



Com estas fotos registradas, Santa Cruz do Capibaribe passa a ser o quinto município no estado de Pernambuco em que se tem registro fotográfico desta espécie que mede entre 22 e 30 centímetros de comprimento e pesa entre 154 e 225 gramas. Apresenta os lores, fronte e a parte superior da cabeça de coloração preta, o restante da cabeça, pescoço e peito são cinza ardósia; o ventre é cinza com a faixa central branca; flancos de coloração marrom escuro manchado de branco; crisso branco. O dorso e asas são marrons oliváceo. A cauda quase sempre ereta é escura, quase preta e sua face inferior é branca. Os pés verde-amarelados são lobulados; o bico é verde, curto e forte e a íris é vermelha. A plumagem do indivíduo jovem é marrom, mais claro nas partes inferiores, e sua garganta é branca.

O Frango d'água carijó frequenta lagoas com vegetação aquática flutuante, taboais e brejos e alimenta-se de plantas aquáticas, crustáceos, moluscos, insetos e sementes. Seu ninho é aberto, sobre plantas flutuantes. Choca de 4 a 8 ovos brilhantes, de tonalidades beges com manchas e pintas marrons.

Postar um comentário

0 Comentários