As fotos em destaque nesta publicação foram registradas por Almir Neves na Fazenda Fieza, uma área de preservação da Caatinga, no município de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco e mostram uma ave Gruiforme da família Rallidae, conhecida como frango-d'água-carijó, cujo nome científico é Porphyriops melanops.
As aves desta espécie são muito difíceis de serem observadas em nossa região por existirem poucas e por serem extremamente ariscas e reservadas. Com a presença humana, estas aves costumam ficar bem camufladas entre arbustos existentes dentro da água e 'desaparecem' com grande facilidade entre galhos e folhas.
Com estas fotos registradas, Santa Cruz do Capibaribe passa a ser o quinto município no estado de Pernambuco em que se tem registro fotográfico desta espécie que mede entre 22 e 30 centímetros de comprimento e pesa entre 154 e 225 gramas. Apresenta os lores, fronte e a parte superior da cabeça de coloração preta, o restante da cabeça, pescoço e peito são cinza ardósia; o ventre é cinza com a faixa central branca; flancos de coloração marrom escuro manchado de branco; crisso branco. O dorso e asas são marrons oliváceo. A cauda quase sempre ereta é escura, quase preta e sua face inferior é branca. Os pés verde-amarelados são lobulados; o bico é verde, curto e forte e a íris é vermelha. A plumagem do indivíduo jovem é marrom, mais claro nas partes inferiores, e sua garganta é branca.
O Frango d'água carijó frequenta lagoas com vegetação aquática flutuante, taboais e brejos e alimenta-se de plantas aquáticas, crustáceos, moluscos, insetos e sementes. Seu ninho é aberto, sobre plantas flutuantes. Choca de 4 a 8 ovos brilhantes, de tonalidades beges com manchas e pintas marrons.
Redes Sociais