Pesquisar neste blog

4 de novembro de 2018

Trilha das Craibeiras 2018 é realizada às margens do Rio Capibaribe, no Agreste de Pernambuco


Na manhã deste domingo, 4 de novembro de 2018, um grupo de pessoas de Santa Cruz do Capibaribe se reuniu para fazer uma trilha às margens do Rio Capibaribe para observar e fotografar a floração das craibeiras (Tabebuia aurea).




Pelo caminho, o amarelo intenso das flores das craibeiras se destaca entre a vegetação seca da Caatinga e para garantir que as futuras gerações também possam contemplar a floração destas árvores, o grupo plantou várias mudas de craibeiras pelo caminho.




O ambientalista Arnaldo Vitorino falou da importância de eventos como este para incentivar as pessoas a preservar o meio ambiente. "Parafraseando Alexandre Ramos um rio é muito mais do que água a caminho do Mar. Ao longo de seu caminho o Capibaribe recebe vários nomes: Catiberibe, Catibaribe, Capibaribe, rio das capivaras... Marco da identidade pernambucana, este rio atravessa 270 km do território do estado e forma uma das maiores e mais importantes Bacias hidrográficas da região. É chocante ver como lidam com a água ao longo do caminho. O rio faz parte da nossa historia e vida. A nossa luta continua, como um rio que resiste e vive. Viva nossa expedição as Craibeiras 2018", disse.

O diretor de Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe, Marivaldo Andrade também falou sobre a caminhada às margens do Capibaribe e disse que "a Trilha das Craibeiras do Capibaribe não se resume a passeio de final de semana, mas de educação ambiental, contato direto com a natureza. Devemos começar a ter um olhar diferenciando para o meio ambiente, nessa atividade que realizamos no dia de hoje, por exemplo, cada participante levou uma mudinha de Craibeira para ser plantada ao longo da trilha, devemos ter em mente que a terra é nossa casa comum. Vamos continuar realizando esse tipo de atividade para que mais pessoas possam perceber a importância do nosso Rio".

Durante o percurso, a natureza não para de presentear os trilheiros com suas belezas. As pedras naturalmente esculpidas pela força das águas ao longo dos anos e algumas aves encontradas pelo caminho também tornaram os cenários mais lindos e encantaram as pessoas.








O grupo percorreu trechos entre os municípios de Taquaritinga do Norte e Brejo da Madre de Deus e o passeio terminou no local onde o Riacho Tabocas deságua no Rio Capibaribe.



Do Blog Merece Destaque
Fotos: Almir Neves e Arnaldo Vitorino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzir / Translate