Slide

10/recent/ticker-posts

Vandalismo em reservatório deixa cerca de dez mil pessoas sem água em Pernambuco


Cerca de dez mil moradores da Zona Norte do Recife estão sem água, desde o último fim de semana, em consequência de atos de vandalismo registrados no Reservatório de Jequiri, localizado na Rua Alto do Jequiri, bairro da Guabiraba. Vândalos invadiram e destruíram componentes da unidade operacional da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pela distribuição de água para as localidades de Alto do Jequiri e todo o bairro da Guabiraba. Os técnicos vão iniciar, amanhã (7), a recuperação da tubulação danificada e a previsão é que os serviços de reparo sejam finalizados, até esta sexta-feira (09), quando será restabelecida a distribuição de água para as localidades.

Os vândalos quebraram parte do muro e do portão de acesso e invadiram o interior da unidade. Eles também atearam fogo, queimando um trecho de cinco metros da rede de abastecimento, uma tubulação de 200 milímetros de diâmetro. Segundo a gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Isabelle Souto, equipes técnica e social já estiveram no reservatório, acompanhadas do líder comunitário Edmilson Albuquerque, conhecido como Araripina, para avaliação e registro fotográfico dos danos causados à unidade operacional. A companhia ainda está levantando as avarias sofridas na unidade para que seja calculado o prejuízo financeiro.

A Compesa informou ao representante da comunidade que a recuperação da unidade será feita no prazo de 60 dias e que irá, juntamente com a liderança comunitária, desenvolver um trabalho de conscientização junto a comunidade sobre a importância da preservação da unidade operacional, um bem público e que atende toda a população da área. “Respeitar e preservar o patrimônio é uma iniciativa coletiva importante para qualquer comunidade. A atitude equivocada de alguns não pode prejudicar toda uma comunidade, nesse caso, sem abastecimento, um item de primeira necessidade para a sobrevivência do ser humano”, complementou a gerente.

Postar um comentário

0 Comentários