Paratleta pernambucano participa de Copa do Mundo de Halterofilismo em Dubai

Heleno Melo, o Touro, embarca para os Emirados Árabes Unidos no próximo dia 3 de fevereiro


O paratleta pernambucano Heleno Melo (Touro), 19, foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para a Copa do Mundo de Halterofilismo 2019, que acontece em Dubai de 8 a 12 de fevereiro. Natural de Santa Cruz do Capibaribe, onde mora e treina, será o único brasileiro da sua categoria (Júnior) a representar o país na competição. O atleta conta com patrocínio do Moda Center Santa Cruz. Heleno embarca no próximo dia 3 de fevereiro para os Emirados Árabes Unidos.

Durante a competição, os atletas executam um movimento chamado supino, deitados em um banco. A marca de Touro é 140 kg. “A minha expectativa é muito boa. Estou treinando forte para trazer uma medalha para Pernambuco e para o Brasil para honrar o convite”, comenta. A Copa do Mundo é a oportunidade para os atletas melhorarem suas colocações no ranking mundial e nível de competitividade, além de servir de preparação para o Campeonato Mundial da modalidade que vai ocorrer em Astana (Cazaquistão), em julho de 2019.

Os treinos de Touro acontecem de segunda a sábado, alternando um dia musculação e outro da modalidade. Com a proximidade da competição, os treinos se intensificam, acontecendo de domingo a domingo na União dos Paradesportistas de Santa Cruz do Capibaribe-PE (UPDESCC) e na academia Snake Gym, que também patrocina o atleta. Ele também não pode descuidar da alimentação, à base de proteína e carboidratos.

O parahalterofilista começou muito cedo no esporte, aos 12 anos, quando frequentava a academia com o pai. Na cidade, divide o tempo entre os treinos e o trabalho na pequena confecção da família (os pais são costureiros), atividade da maioria dos cidadãos santa-cruzenses. O atual treinador observou, naquela época, o talento e a facilidade que o garoto tinha para pegar os pesos e o convidou para treinar. Participou da primeira competição aos 14 anos, no Rio de Janeiro. Foi a sua força e desenvoltura com pouca a idade que lhe renderam o apelido de Touro. Entre os seus diferenciais como atleta além da qualidade técnica, estão o caráter, a disciplina e o foco e o caráter. “Eu levo o esporte muito a sério. Mantenho a dieta, treino diariamente, descanso. Perto ou não de competições, eu sou muito focado”, declarou Touro.

Seu sonho como atleta é participar de uma Olimpíada. E o caminho, ao participar da Copa do Mundo, já está sendo trilhado. Seu foco é Tóquio, em 2020. Para isso precisa obter bons resultados para tentar o índice ano que vem. Entre suas principais conquistas estão o 1° lugar no Campeonato Brasileiro em São Paulo (2017) e o 4° lugar no Campeonato Mundial no México (2017), além da primeira colocação no Campeonato Norte/Nordeste, em Aracaju (2018).


Além do Moda Center Santa Cruz, Heleno Melo é patrocinado pela Academia Snake Gym, Zuzinha Kids e Abusada Moda Fashion.

Títulos de Heleno Melo

· 1° lugar Campeonato leste/sul - Rio de janeiro (2014)
· 1° lugar na 1ª etapa nacional em São Paulo (2014)
· 1° lugar no Campeonato Norte/Nordeste em Recife (2015)
· 1° lugar na Etapa nacional em São Paulo (2015)
· 3° lugar no Campeonato Brasileiro em São Paulo (2015)
· 1° lugar no Campeonato Norte/Nordeste em recife (2016)
· 1° lugar no Campeonato Leste/Sul em Brasília (2016)
· 1° lugar no Campeonato Parapanamericano - Em São Paulo (2017)
· 1° lugar no Campeonato Leste/Sul em Brasília (2017)
· 1° lugar na 1ª etapa nacional em São Paulo (2017)
· 1° lugar na 2ª etapa nacional em São Paulo (2017)
· 1° lugar no Campeonato Brasileiro em São Paulo (2017)
· 4° lugar no Campeonato Mundial no México (2017)
· 1° lugar no Campeonato Norte/Nordeste em Aracajú (2018)

Conteúdo da Assessoria
Anterior
Próxima

Blogueiro, editor do blog Merece Destaque, apaixonado por comunicação e por fotografia, Almir Neves gosta de inovar e aceitar novos desafios.

0 Comentários: