Slide

10/recent/ticker-posts

Idoso é socorrido na UPA de Santa Cruz após ser picado por cobra Jararaca

Cobra jararaca. Foto: Almir Neves / Blog Merece Destaque.
Na noite desta quarta-feira (20) um idoso foi socorrido na UPA de Santa Cruz do Capibaribe, após ter sido picado por uma cobra, segundo informações, uma Jararaca (Bothrops jararaca). O acidente aconteceu no sítio Barrinha, no município de Brejo da Madre de Deus. De acordo com informações, o idoso identificado como Elias Ferreira da Silva estava próximo a uma porteira, quando foi picado pela cobra. Ele foi levado à UPA de Santa Cruz, onde recebeu os primeiros atendimentos e em seguida foi transferido para o Hospital Regional do agreste, em Caruaru.

As cobras jararacas causam a grande maioria dos acidentes ofídicos no Brasil. A camuflagem e a imobilidade deste tipo de cobra dificultam a sua visualização e facilita deste modo os acidentes ofídicos. Esta serpente possui dois dentes inoculadores de veneno (dentição solenóglifa), retráteis, localizados na parte anterior do maxilar superior. Estes dentes são projetados para fora, durante o ataque, agravando muito as consequências da picada. Seu veneno é muito potente e causa muita dor e edema no local da picada, podendo haver sangramento também nas gengivas ou em outros ferimentos pré-existentes. Contra estes efeitos, o antídoto correto é o soro antibotrópico, específico para picadas de jararacas. Como medida preventiva, ao entrar em uma mata, deve-se sempre calçar botas, tomando cuidado ao aproximar as mãos e o próprio rosto do chão, evitando, dessa forma, um possível bote e a inoculação do veneno.

As cobras jararacas são animais muito importantes, pois seu veneno é usado para fins medicinais, na fabricação de medicamentos que auxiliam no controle da hipertensão arterial, entre outros.

Postar um comentário

0 Comentários