Slide

10/recent/ticker-posts

Natureza em destaque: Mergulhão caçador


As fotos publicadas nesta matéria foram registradas no município de Santa Cruz do Capibaribe e mostram uma ave da família Podicipedidae, popularmente conhecida como mergulhão-caçador, cujo nome científico é Podilymbus podiceps, o único representante vivo do gênero Podilymbus.



Esta ave mede de 30 a 38 centímetros e pesa de 350 a 550 gramas. apresenta coloração cinza-amarronzada, com asas e dorso de tons mais escuros e abdome e píleo esbranquiçados; garganta branca e face e pescoço anterior ocre; bico grosso; não apresenta branco nas asas como outros mergulhões. Na época reprodutiva apresenta uma cinta negra ao redor do bico, a garganta preta e o pescoço cinza.


Vive em lagos e lagoas interioranas de águas abertas, mas com vegetação aquática flutuante próxima às margens. Quando caça mergulha demoradamente, podendo ficar mais de 40 segundos debaixo d’água. Quando em perigo, tem uma técnica singular de mergulho. No local onde está, afunda verticalmente como uma pedra, sem fazer os costumeiros movimentos de mergulhar, que consistem em agitar as pernas projetando a cabeça para a frente. Alimenta-se de peixes pequenos, cobras aquáticas, crustáceos e anfíbios. Ocasionalmente aproveita-se de garças para apanhar peixes espantados por elas. Quebra peixes batendo-os na superfície da água para facilitar a alimentação dos filhotes pequenos.


Fotos: Almir Neves / Blog Merece Destaque

Postar um comentário

0 Comentários