Slide

10/recent/ticker-posts

Licitação para obras de iluminação no Aeroporto de Fernando de Noronha é publicada

Com investimento de R$ 4,6 milhões, iniciativa vai permitir a operação de voos noturnos na Ilha.


Está cada vez mais perto a operação de voos noturnos em Fernando de Noronha. No último sábado (4/5), o Governo de Pernambuco publicou a licitação para a contratação da empresa que vai executar os serviços de iluminação da pista de pouso e dos morros que contornam o Aeroporto Governador Carlos Wilson. Coordenada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, a ação vai permitir a realização de voos emergenciais noturnos na Ilha. A iniciativa tem investimento de R$ 4,6 milhões provenientes de convênio estabelecido junto ao Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.

O trabalho consiste na implantação do Sistema de Luzes de Aproximação Simples (SLAS) e do Sistema de Luzes de Obstáculos (SLO), alimentados por energia solar e tecnologia em LED. O SLAS contará com um total de 32 luminárias na cabeceira da pista. Já o SLO será composto por 41 unidades contendo painel solar, bateria de ciclo longo com abrigo próprio e poste de instalação, além de sincronização GPS e módulo GSM integrado para ligar e desligar as luzes.

A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, destaca que "a implantação desse sistema de iluminação é importante, porque permitirá que o aeroporto seja utilizado à noite para as operações de salve aéreo, ampliando o atendimento de emergência médica na Ilha. Além disso, o trabalho vai melhorar a sinalização da pista, aumentando a visibilidade e reforçando a segurança para as operações aéreas”. A previsão do Governo do Estado é que, após a conclusão da licitação, as obras sejam finalizadas em seis meses.

Informações: Comunicação Seinfra PE
Foto: Ana Clara Marinho

Postar um comentário

0 Comentários