Concurso Ler Bem começa a eleger os finalistas para a grande disputa em outubro

Representantes de Cabrobó, Araripina e Santa Cruz são os primeiros finalistas da nona edição da disputa. Semifinais começaram nesta segunda (29) e seguem até o dia 5 de agosto.

Finalista etapa Salgueiro. Foto: divulgação.
As semifinais do concurso de incentivo à leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) já começaram. Em sua 9ª edição, o circuito literário deu início à sua penúltima fase nesta segunda (29/07), em Salgueiro. Até o dia 5 de agosto, será realizada uma seletiva por dia, passando ainda pelas cidades de Arcoverde, Garanhuns, Bonito, Carpina e Camaragibe. A disputa chega nesta fase após a realização das seletivas municipais, promovidas pelas Secretarias de Educação dos municípios. Nesta etapa, foram definidos os representantes de cada cidade.

O Salgueiro Plaza Hotel foi o palco da primeira da seis semifinais, que classificou as três primeiras finalistas do circuito: Diegina Lopes dos Santos, da Escola João Rodrigues de Alencas (Araripina); Ana Luísa Goudhimidhs, da Escola Municipal Assiss Chateaubriand (Cabrobó), e Glyvia Mikelly Souza Soares, da Escola Sérgio Figueiredo (Santa Cruz).

As alunas foram selecionadas após a leitura de trechos do livro “A Batalha dos Mamulengos”, do dramaturgo e escritor carioca Rubem Rocha Filho (Ed. Bagaço), falecido em 2008 no Recife. A obra conta a história dos amigos Naldo, Mônica e Tuti em suas aventuras pelos pontos turísticos de Olinda. Para chegar ao nome das três finalistas, foram avaliados durante a leitura critérios como pontuação, ritmo e entonação.

A próxima semifinal do Ler Bem será nesta terça-feira (30), no Hotel Olho D’Água, em Arcoverde. As seis semifinais reunirão 130 alunos, cada um representando um município de Pernambuco inscrito na competição. “Todos os anos nos surpreendemos com o aumento da participação dos estudantes no Ler Bem. Em 2019, mais de 140 mil alunos de todo o Estado participaram de seletivas em suas escolas e chegamos aos 130 melhores. Ficamos muito felizes e orgulhosos de poder transformar a vida de crianças através da leitura”, destaca a coordenadora do Ler Bem, Nélia Azevedo.

Dos 130 participantes, 18 finalistas serão selecionados para a etapa final do concurso, que será realizada no dia 1º de outubro, no Centro Cultural do Cais do Sertão, no Recife. A publicação a ser lida na final será divulgada após o término desta penúltima etapa.

Pelo nono ano seguido, o concurso Ler Bem registra crescimento no número de inscritos. Em 2019, foram 130 municípios participantes, o que representa um aumento de 12 cidades com relação a 2018. Para este ano, há ainda um envolvimento de 140 mil alunos do 4º ano de escolas da rede municipal de ensino, total que é 10 mil a mais do que o registrado no ano passado. Além disso, serão 18 finalistas disputando o primeiro lugar da competição, contra 15 no ano anterior.

Confira os locais, dias e municípios participantes de cada semifinal:

Grupo 1 (29/07) – Salgueiro
Local: Salgueiro Plaza Hotel
Municípios: Afrânio, Arariripina, Belém De São Francisco, Cabrobó, Carnaubeira Da Penha), Dormentes, Floresta, Granito, Itacuruba, Jatobá, Lagoa Grande, Mirandiba, Ouricuri, Parnamirim, Petrolandia, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz, Serra Talhada, Terra Nova, Verdejante.

Grupo 2 (30/07) – Arcoverde
Local: Hotel Olho D’Água
Municípios: Afogados Da Ingazeira, Alagoinha, Arcoverde, Betânia, Brejinho, Buíque, Custódia, Ingazeira, Pedra, Pesqueira, Poção, Quixaba, Sanharó, Santa Cruz Da Baixa Verde, São José Do Egito, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Triunfo, Tuparetama, Venturosa.

Grupo 3 (31/07) – Garanhuns
Local: Hotel Tavares Correia
Municípios: Altinho, Belo Jardim, Bezerros, Brejão, Cachoeirinha, Caetés, Capoeiras, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Jupi, Jurema, Lagoa Do Ouro, Lajedo, Panelas, Quipapá, Saloá, Santa Cruz Do Capibaribe, São Bento Do Uma, São Caetano, Tacaimbó, Toritama.

Grupo 4 (01/08) – Bonito
Local: Bonito Plaza Hotel
Municípios: Agrestina, Amaraji, Barra De Guabiraba, Belém De Maria, Camocim De São Félix, Catende, Chã Grande, Cortês, Cupira, Escada, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa Dos Gatos, Palmares, Pombos, Primavera, Ribeirão, Sairé, São Benedito Do Sul, São Joaquim Do Monte, São José Da Coroa Grande.

Grupo 5 (02/08) – Carpina
Local: Salesianas Carpina
Municípios: Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Chã De Alegria, Gloria Do Goitá, Itambé, João Alfredo, Limoeiro, Macaparana, Machados, Nazaré Da Mata, Passira, Paudalho, Riacho Das Almas, Santa Maria Do Cambucá, São Vicente Férrer, Surubim, Taquaritinga Do Norte, Timbaúba, Vertentes, Vicência.

Grupo 6 (05/08) – Camaragibe
Local: Centro de Formação e Lazer (CFL)
Municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Barreiros, Cabo De Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Itaquitinga, Jaboatão Dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, Rio Formoso, São Lourenço Da Mata, Sirinhaém, Tamandaré, Vitória De Santo Antão.
Anterior
Próxima

Blogueiro, editor do blog Merece Destaque, apaixonado por comunicação e por fotografia, Almir Neves gosta de inovar e aceitar novos desafios.

0 Comentários: