Slide

10/recent/ticker-posts

Molusco venenoso conhecido como Dragão Azul é encontrado em praias do Litoral de Pernambuco


As chuvas e os ventos fortes que atingiram o litoral de Pernambuco nos últimos dias trouxeram uma espécie diferente e perigosa de molusco: o Glaucus atlanticus, popularmente conhecido como dragão azul. No último fim de semana, animais da espécie foram localizados na orla da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife e também em uma praia em Tamandaré.

De acordo com o biólogo e educador ambiental Robson Garrido, as caravelas são o alimento preferido deste animal. O biólogo alerta para os cuidados que precisam ser tomados.

“Ele se alimenta de cnidários, como a caravela, e armazena o veneno desse bicho para uso próprio. O resultado disso é uma substância ainda mais concentrada. Foi visto também um número grande de caravelas portuguesas na praia de Piedade, que na verdade é o alimento predileto desse animal. O cuidado deve ser redobrado já que a caravela é extremamente venenosa”, detalhou.

Robson Garrido também aponta os locais em que é comum se encontrar a espécie.

“Águas tropicais e temperadas. Normalmente eles frequentam mais a África, Europa e até Oceania, dificilmente aqui na América do Sul. Só quando ocorrem esses fenômenos naturais, como ventos fortes, é que esses animais aparecem”, explicou. 

Caso haja algum contato do banhista com o animal, é recomendado que se procure o quanto antes um posto de atendimento médico.

Blog Merece Destaque com informações da Rádio Jornal

Postar um comentário

0 Comentários