Slide

10/recent/ticker-posts

Falta de vacinas nos postos de saúde preocupa população de Santa Cruz do Capibaribe

Posto de Saúde do Loteamento Dona Lica em Santa Cruz do Capibaribe - Foto: Almir Neves / Blog Merece Destaque.
A população de Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco está preocupada com a falta de vacinas nos postos de saúde do município. Diante de um cenário preocupante em que surgem vários casos suspeitos de Sarampo no município e região, a população procura as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em busca  de prevenção, porém não há vacinas.

Para piorar ainda mais a situação, outras vacinas que fazem parte do calendário de vacinação também não estão sendo aplicadas por falta de seringas.

Uma moradora do Loteamento Dona Lica entrou em contato com a redação do blog para contar seu drama: "Já fui três vezes no posto com meu menino cadeirante e dei a viagem perdida pois não tem seringa. Isso é uma vergonha! Você não tem nada a ver, só gostaria que fizesse uma matéria no seu blog a respeito desse assunto. Desculpe o desabafo e desde já agradeço". Disse.

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco preconiza que a imunização deve seguir o seguinte esquema:

  • Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;
  • Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;
  • Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
  • Ainda é indicada a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 1 ano que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo. A imunização deve ser feita pelo menos 15 dias antes da viagem.

Porém, quando a população procura os postos de saúde, na maioria das vezes, não encontra a vacina e isso tem sido motivo de muita reclamação e preocupação já que Santa Cruz tem um caso confirmado de Sarampo e vários outros casos suspeitos da doença em investigação, sendo um dos municípios do estado considerados área com surto ativo de Sarampo.

O Blog entrou em contato com a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde do município para saber se existe previsão de Santa Cruz receber mais doses da vacina Tríplice Viral para imunização da população contra o sarampo, mas até o fechamento desta matéria não recebemos nenhuma informação.

Postar um comentário

0 Comentários