Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas do pediatra sobre assédio em salas de bate-papo em Internet

Assisti a um filme (na SKY), que se chama CONFIAR. Nele uma adolescente de 14 anos conhece em uma sala de bate-papo na internet (chat) outro adolescente de 16 anos, que logo se tornam muito amigos, trocando confidências. Alguns dias depois, o amigo confessa que não tem 16 mas 20 anos.

Leve decepção da adolescente, que logo perdoa a mentira; e mais trocas de confidências, até que o amigo informa que mentiu de novo, tendo na realidade 25 anos, mas que a está amando, etc., etc.

Susto e decepção novamente que, depois de muito papo, novo perdão e mais trocas de confidências, cada vez mais confidentes. O amigo pede um encontro "ao vivo", já que não suporta somente a conversa por internet ou telefone. Pedido aceito pela adolescente já totalmente apaixonada.

Encontram-se e o que acontece? Ele tem 35 anos, ou mais, e o que acontece? Mais decepção, mais medo, mais papo, mais perdão. E aí o que acontece? Bem, aconteceu... Motel e tudo o mais. O apaixonado desaparece... Uma colega descobre e conta ao diretor da escola... Polícia entra e no final descobre-se que já são vários os crimes do pedófilo... E aí o que acontece? Assistam ao filme.

O que quero alertar aos pais é a facilidade com que os filhos têm acesso aos chats. Eu mesmo tenho amigos de facebook que são meus e minhas clientes no consultório e têm 10 anos de idade e colocaram 18 anos para poder fazer a inscrição, já que no facebook parece que a idade mínima é de 15 anos.

A agressão à criança ou ao adolescente não é somente a do filme. Pode também machucar de outras formas, iludindo, praticando obscenidades que vão machucar para o resto da vida. Fiscalizem, prestem atenção, seus filhos não vão gostar, vão reclamar, espernear, mas no final vão entender.

Aprendam a desconfiar quando aparecer alguma mudança de comportamento na utilização do computador. Prestem atenção, por favor, prestem atenção e assistam ao filme - CONFIAR.

Por Carlos Queiroz Maia.

Dr. Carlos Queiroz é Pediatra, brasileiro, pernambucano, esposo, pai, avô de Davi e Luísa, cidadão aprendiz da arte de viver e esperançoso. Ele atende em Santa Cruz do Capibaribe, na Clínica Med&Fisio, localizada na Rua Júlia Aragão, 306, Bairro novo. Os telefones para contato são: (81) 3731-3263 / (81) 99122-8422.

Postar um comentário

0 Comentários