Slide

10/recent/ticker-posts

No dia do Cirurgião Dentista, confira mitos e verdades sobre a saúde bucal


A frase “a saúde começa pela boca” não poderia ser mais verdadeira, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que 11,7% dos brasileiros nunca foram ao dentista. Sabendo disso, nesse dia 25 de outubro (Dia Nacional da Saúde Bucal) a especialista Katarina Chaves, da Blanc Odontologia, adverte a respeito de alguns mitos e verdades sobre o assunto. Confira:

“A saúde dos dentes e gengivas exerce influência na saúde geral ”

Verdade. O contrário também é possível, a saúde do corpo como um todo também vai influenciar na saúde da boca. “Pode acontecer, por exemplo, de uma infecção no dente provocar uma endocartite (inflamação no coração) ou um quadro de diabetes contribuir para a formação de uma gengivite grave. ” alerta Katarina.

“Enxaguantes bucais substituem a escovação ”

Mito. A escovação e o uso de fio dental são os métodos mais eficazes para a higienização da boca, sem esses dois o uso de enxaguantes torna-se inútil. Katarina recomenda a escolha do tipo de fio com o qual o paciente se sinta mais confortável, fazendo essa higienização pelo menos uma vez ao dia, “A maneira correta é passar o fio dental ao redor da base de cada dente, entre os dentes e dentro da gengiva, deslizando o fio lentamente de cima para baixo. ” destaca.

Chiclete sem açúcar auxilia contra as cáries“

Mito. Segundo Katarina “a prevenção de cáries acontece de acordo com a higienização bucal. O chiclete sem açúcar não contribui para o surgimento de cáries, mas também não tem nenhuma relação com sua prevenção. É importante lembrar que a mastigação excessiva de chicletes pode causar fadiga muscular e piorar problemas relacionados ao bruxismo, por exemplo”.

“Comer hortaliças ajuda na saúde bucal “

Verdade. Uma alimentação saudável, com baixo teor de açúcar, pode contribuir para a prevenção de cáries, além disso, essa mastigação poderá produzir mais saliva e isso ajuda a banhar os dentes com o flúor natural. Ponto positivo para os orgânicos!

“Uso de carvão ativado clareia os dentes”

Mito. Não existe nenhum estudo científico que comprove a eficácia desse tratamento, sendo importante destacar que a nova moda pode causar danos irreversíveis para o esmalte dos dentes. Katarina Chaves também pontua que antes de qualquer tratamento clareador é necessário a realização de exames clínicos e radiográficos, para verificar cáries e infiltrações que poderão influenciar na sensibilidade dental durante a aplicação da técnica clareadora. Quer dentes mais brancos? Procure o profissional adequado.

O melhor amigo do sorriso é o dentista, visitas regulares garantem bem-estar e nos relembram que o profissional também está disponível para tirar dúvidas dos pacientes e atualizá-los sobre os hábitos higiênicos e alimentares. “Instruções de dieta e higiene serão recomendadas de acordo com a necessidade do paciente. É possível também identificar a necessidade de acompanhamento ortodôntico ou estético”, finaliza Katarina Chaves.

4.com assessoria

Postar um comentário

0 Comentários