Slide

10/recent/ticker-posts

No dia mundial da Visão, oftalmologista alerta sobre uso excessivo de telas


O Dia Mundial da Visão é celebrado sempre na segunda quinta-feira do mês de outubro, neste ano, dia 10. A Dra. Larissa Ventura, oftalmologista do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), alerta sobre o uso dos aparelhos eletrônicos na visão.

Os brasileiros extrapolaram no número de horas que passam conectados aos smartphones nos últimos anos. De acordo com a empresa de consultoria Kantar, o número de horas de utilização do celular no Brasil aumentou de duas horas, em 2012, para cinco horas, em 2016. Nas crianças, existem dois efeitos comprovados que esses eletrônicos causam na visão, segundo a médica..

Primeiro, é a miopia precoce mais progressiva, pelo fato de elas usarem muito próximo dos olhos o celular e o tablet. Larissa Ventura diz que “para quem tem um fator genético positivo é o principal fator de risco para o desenvolvimento de miopias de alto grau”. O segundo fator é em relação à luz. “Explico para os pacientes que do mesmo jeito que a nossa pele fica mais envelhecida com o sol, sem a proteção solar, a retina também envelhece mais rápido”, afirma a médica.

Normalmente, a retina começa a dar sinais de que está envelhecendo a partir dos 60 anos. Com alta exposição à luz, o processo acontece mais precocemente, trazendo, em muitos casos, doenças da retina também mais rápido. No mercado, já existem lentes de óculos com filtros azuis que funcionam como “protetor solar” para a retina.

Postar um comentário

0 Comentários