No mês das crianças, cuidado redobrado com a dentição dos pequenos

Foto: reprodução / Internet.
O mês de outubro é dedicado às crianças e no que diz respeito a dentição infantil, surgem as mais diversas dúvidas. Afinal, o consumo do açúcar pode ocasionar cáries na dentição dos pequeninos? A Dra. Katarina Chaves, da Blanc Odontologia, esclarece algumas dúvidas sobre isso.

Abaixo listamos uma série de mitos e verdades sobre o assunto:

“Açúcar é o maior vilão da saúde bucal infantil ”

É verdade. Mas não acaba por aí! “O maior problema é a forma, a frequência e a quantidade que os doces são consumidos e a falta de uma higiene bucal eficiente depois desse consumo”, diz Katarina. Dessa maneira, para evitar o surgimento de cáries é importante não só a escovação adequada, mas também visitas regulares ao dentista. Além do acompanhamento da criança para evitar que pequenos problemas se tornem mais graves, o profissional também poderá contribuir para que toda a saúde bucal da família esteja em dia.

“Só se pode colocar aparelho ortodôntico após a troca de todos os dentes permanentes”

Mito. A partir dos cinco anos de idade, a maioria das crianças já pode iniciar tratamento, quando houver correta indicação. Nesse primeiro momento, é importante garantir um crescimento facial adequado, já que boa parte das maloclusões são consequências de desequilíbrios no crescimento dos ossos da face, maxila e mandíbula. “O profissional poderá aferir se existe a necessidade do uso de aparelho, como também verificar o modelo adequado, que varia de acordo com o caso”, explica a dentista.

“O hábito de sucção de dedo e chupeta pode entortar os dentes ”

Verdade. De acordo com Katarina, o ideal é que o hábito seja interrompido até que criança atinja a idade de 4 (quatro) anos. Uma alternativa possível, caso haja necessidade, é o uso da chupeta ortodôntica, vendida em farmácias. As alterações nos dentes que ocorrem até essa idade, geralmente são corrigidas de maneira espontânea, após a eliminação do hábito.

Ensine pelo exemplo

Os pais são os principais responsáveis pela saúde bucal das crianças, por esse motivo, é essencial que exista uma rotina de limpeza dentária em casa. Assim como visitas regulares ao dentista, afinal, somente um diagnóstico profissional garantirá dentes saudáveis para toda a família.
Anterior
Próxima

Blogueiro, editor do blog Merece Destaque, apaixonado por comunicação e por fotografia, Almir Neves gosta de inovar e aceitar novos desafios.

0 Comentários: