Dicas do Pediatra: gagueira é normal? O que fazer?

Existe um período no desenvolvimento da fala na infância em que a gagueira, denominada como fisiológica, é normal e de comum aparecimento, pois a criança compreende muito mais do que é capaz de falar, e seus pensamentos, sua linguagem interna se manifesta com uma rapidez na qual ela não consegue acompanhar em tempo e espaço.

Expressar seus sentimentos, fatos ocorridos e desejos futuros requerem coordenação entre movimentação da musculatura orofacial, sincronização com seu pensamento e com o meio ambiente.

O adulto tem de estar disponível para ouvi-lo, caso contrário a criança pode entender que não tem tempo para falar o que quiser. Assim aparece um desequilíbrio no diálogo que ela pretende construir.

Tente primeiro não ser impaciente e mostre para seu filho que você está presente e quer ouvi-lo. Não complete o raciocínio por ele. Permita que ele organize seu pensamento e seu mundo interno sabendo que pode contar com sua presença. Procure seu pediatra.

Dr. Carlos Queiroz é Pediatra, brasileiro, pernambucano, esposo, pai, avô de Davi e Luísa, cidadão aprendiz da arte de viver e esperançoso. Ele atende em Santa Cruz do Capibaribe, na Clínica Med&Fisio, localizada na Rua Júlia Aragão, 306, Bairro novo. Os telefones para contato são: (81) 3731-3263 / (81) 99122-8422.
Anterior
Próxima

Blogueiro, editor do blog Merece Destaque, apaixonado por comunicação e por fotografia, Almir Neves gosta de inovar e aceitar novos desafios.

0 Comentários: