Slide

10/recent/ticker-posts

Cuidado com o excesso de medicação! Alerta médico


Todos os dias, mais idosos são hospitalizados devido a sérios efeitos colaterais de um ou mais medicamentos. As chances de sofrer uma reação adversa séria a um medicamento aumentam de 7 a 10% com cada medicamento adicional - ainda hoje, mais de 40% dos idosos tomam regularmente 5 ou mais medicamentos prescritos e quase 20% tomam mais de 10 medicamentos. Quando medicamentos de venda livre estão incluídos, dois terços dos idosos tomam 5 ou mais medicamentos.

Se as tendências atuais continuarem, nos próximos anos, milhões de internações de idosos ocorrerão por efeitos colaterais sérios dos medicamentos.

Atualmente, muita atenção está focada no custo dos medicamentos, mas com a sobrecarga de medicamentos, se observa que os medicamentos mais caros são aqueles que não são necessários ou que estão causando danos, levando às hospitalizações desnecessárias causadas por muitos remédios. Mais importante, os danos causados ​​pelos medicamentos podem levar à morte prematura dos idosos.

Dr. Sebastião Inácio Filho é procedente do Recife, onde trabalhou no Hospital da Restauração, Hospital Agamenon Magalhães, Central de Transplantes, Hospital das Clínicas, na Clínica de Dor do HARF (onde por 9 anos trabalhou como Chefe do Ambulatório de Acupuntura e Medicina Chinesa), dentre outros. Ele é médico Geriatra e Clínico Geral. Contato: 81 99854-7030.

Postar um comentário

0 Comentários