Slide

10/recent/ticker-posts

Etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League acontecerá nesta sexta e sábado no SESI Paulista


O maior evento mundial de robótica inicia sua etapa regional nesta sexta-feira (7) e sábado (8), misturando criatividade, tecnologia e inovação. O Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League (FLL) desafiará estudantes de 9 a 16 anos a pesquisar e propor soluções que possam contribuir para o desenvolvimento das cidades, bem como construir e programar robôs autônomos. Ao todo, 40 equipes participarão da etapa regional, que acontecerá no SESI Paulista, e os melhores avaliados serão classificados para a fase nacional, em São Paulo.

A partir do tema da temporada 2019/2020, City Shaper, crianças e jovens de 80 países precisarão ajudar a construir e a desenvolver cidades melhores para as próximas gerações, explorando a imaginação e a inteligência para sugerir soluções inovadoras que possam melhorar os problemas atuais do meio ambiente, da mobilidade, da acessibilidade e dos desastres naturais.

Essa competição estimula os estudantes a pesquisar sobre problemas na área do tema proposto, desenvolver e apresentar um projeto de pesquisa. Os competidores também terão que criar e programar robôs para cumprir 14 missões sugeridas no tapete FIRST LEGO League da temporada, onde os robôs deverão capturar, transportar ou entregar objetos em uma arena. Os times terão direito a três rounds, de dois minutos e 30 segundos cada, para execução das tarefas. Cada equipe deverá ter entre dois e 10 estudantes.

Durante os dois dias de competição, os participantes precisarão mostrar que sabem trabalhar em sintonia, além de mostrar capacidade de inovação e raciocínio lógico. Todos serão avaliados em quatro categorias: desafio do robô, design do robô, projeto de inovação e valores. Os vencedores seguirão para a etapa nacional, em São Paulo, e os destaques serão classificados para a mundial.

Segundo a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, o torneio é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que os estudantes se entusiasmem com ciências e tecnologia. “Por meio da robótica educacional, crianças e jovens aprenderão matemática, física e engenharia de forma lúdica, percebendo que a inovação tecnológica abre caminhos para novos métodos de aprendizagem. Tudo isso possibilitará que eles adquiram habilidades para a futura atividade profissional e o exercício da cidadania”, destacou.

Além de Pernambuco, outros 13 estados também sediarão as etapas regionais: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

SERVIÇO
Etapa pernambucana do Torneio SESI de Robótica First LEGO League
7 e 8 de fevereiro de 2020, das 8h às 17h
Local: SESI Paulista (Av. Lindolfo Collor, 2800 – Arthur Lundgren I, Paulista – PE)

Postar um comentário

0 Comentários