Slide

10/recent/ticker-posts

Relatório de Ação do Governo de 2019 já está disponível


O Relatório de Ação do Governo (RAG) de 2019 está disponível para consulta no site da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) desde a última segunda-feira (10.02). O documento apresenta os principais resultados decorrentes das prioridades definidas no Plano Plurianual, executadas e em execução pelos órgãos do Poder Executivo Estadual. Os interessados podem conferir o RAG pelo link https://www.seplag.pe.gov.br/relatorio-de-acao-de-governo

Elaborado pela Seplag, o RAG é a consolidação anual dos Relatórios de Gestão Social, divulgados a cada quadrimestre, e instituídos pelo Art. 17 da Lei Complementar nº 141, de 03 de setembro de 2009, que dispõe sobre o Modelo Integrado de Gestão do Poder Executivo do Estado de Pernambuco. O RAG é apresentado todos os anos na Mensagem do Governador no início da Sessão Legislativa, quando começa o ano de trabalho da Assembleia Legislativa de Pernambuco, no início de fevereiro.

O RAG é um balanço descritivo onde as principais realizações e entregas são apresentadas de forma segmentada em sete áreas de atuação: educação; saúde; segurança; cidadania; atividade econômica; mercado de trabalho; e investimentos do governo. Além de mostrar as ações, o relatório faz uma análise dos principais indicadores utilizados pelo Estado para medir a eficiência de suas ações.

Alexandre Rebêlo, secretário de Planejamento e Gestão, destaca algumas realizações que fizeram com que Pernambuco atravessasse o ano de 2019 de forma altiva, apesar de todas as dificuldades econômicas e restrições fiscais por que passa o país.

“Destaco o crescimento econômico do nosso Estado, que registrou níveis de atividade acima da economia brasileira, como pode ser visto em detalhes no RAG. Na educação, a expansão das escolas em tempo integral continua. Já são mais de 157 mil estudantes nesta modalidade de ensino. Na área da segurança pública, o ano de 2019 foi marcado pela manutenção da sucessiva queda nos índices de violência no Estado, fruto do trabalho do Pacto Pela Vida. Pernambuco tem muito o que mostrar”, afirmou o secretário.

Outro destaque que pode ser apontado no RAG é na área de desenvolvimento econômico. As políticas de atração de investimento e a segurança no cumprimento de contratos fizeram Pernambuco ser a escolha estratégica, na região Nordeste, para selar os próximos passos de grandes investidores privados. O Estado finaliza 2019 batendo recorde histórico na geração de novos negócios com a iniciativa privada - foram quase R$ 15 bilhões selados com o setor produtivo de segmentos diversos somente neste ano, entre anúncios de novos negócios, expansão de empresas já instaladas e inauguração de novas plantas fabris.

O documento é imenso, são 437 páginas, com muitas informações, mas ao mesmo tempo de fácil leitura. Há uma grande carga textual mesclada com fotos, gráficos e outras imagens que ajudam a guiar o cidadão pelo Relatório. “O RAG é um instrumento de transparência e controle social muito importante. Todo cidadão pode e deve acessar o documento para tirar suas conclusões sobre o trabalho do governo do Estado”, disse Alexandre Rebêlo.

Postar um comentário

0 Comentários