Slide

10/recent/ticker-posts

Confira 10 dicas importantes para cuidar da sua pressão arterial


1 – Meça sempre a pressão arterial. Quem tem hipertensão deve ir ao cardiologista a cada 6 meses. Quem tem pressão normal (até 12 x 8), deve ir ao cardiologista do plano de saúde uma vez por ano.

Lembre-se que 90% das pessoas com mais de 55 anos podem desenvolver hipertensão arterial, mesmo quem teve pressão normal a vida inteira. E as crianças também devem ter sua pressão acompanhada pelo pediatra.

2 – Pratique atividades físicas regulares. O ideal é todos os dias, mas procure praticar pelo menos entre 4 e 5 vezes por semana, durante 40 minutos. Os exercícios melhoram a circulação do sangue e oxigenação das células e fortalecem o coração.

3 – Tenha uma alimentação saudável. Vá ao nutricionista do plano de saúde e peça um plano alimentar individualizado. Evite ingerir sódio, alimentos gordurosos, frituras e industrializados. Opte por uma alimentação mais natural em sua dieta, com frutas, legumes e verduras.

4 – Evite o sobrepeso. O sedentarismo aliado ao sobrepeso pode matar. Procure manter o peso ideal também nas crianças, evitando a obesidade e todas as doenças decorrentes dela.

5 – Pare de fumar. O tabagismo é um fator de risco para diversas doenças, entre elas a hipertensão arterial.

6 – Reduza o consumo de álcool. Estudos mostram a prevalência de hipertensão arterial sistêmica em consumidores pesados de álcool equivale ao dobro da observada em abstêmios e consumidores leves.

7 – Mantenha o tratamento durante toda a vida. A hipertensão é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controla e evitar que seus efeitos colaterais afetem outros órgãos.

8 – Jamais se automedique. Siga sempre as orientações do seu médico do plano de saúde e nunca modifique sua receita por conta própria.

9 – Evite o estresse. Os mecanismos emocionais podem desencadear picos de pressão alta. Procure a convivência com pessoas agradáveis e fuja dos aborrecimentos.

10 – Se ame mais. Tenha mais tempo para fazer o que você gosta, cuide da sua imagem, do seu corpo, por dentro e por fora. Aumente seu tempo de lazer, com a família e os amigos.

Dr. Sebastião Inácio Filho é procedente do Recife, onde trabalhou no Hospital da Restauração, Hospital Agamenon Magalhães, Central de Transplantes, Hospital das Clínicas, na Clínica de Dor do HARF (onde por 9 anos trabalhou como Chefe do Ambulatório de Acupuntura e Medicina Chinesa), dentre outros. Ele é médico Geriatra e Clínico Geral. Contato: 81 99854-7030.

Postar um comentário

0 Comentários