Slide

10/recent/ticker-posts

OMS alerta sobre nova inflamação misteriosa em crianças que pode estar ligada ao novo coronavírus


A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado na última sexta-feira (15) alertando que equipes médicas fiquem atentas a uma nova inflamação misteriosa que está afetando crianças e adolescentes e pode estar ligada ao novo coronavírus.

A doença, chamada de síndrome multi-inflamatória, é parecida com a síndrome de choque tóxico. Segundo a OMS, é grave, requer cuidados intensivos e pode ser fatal. Os sintomas incluem alergia, problemas cardíacos, problemas de coagulação no sangue, vômito, diarréia e dor abdominal.

O nome provisório da doença, proposto por alguns pesquisadores, é PIMS-TS, sigla para o nome em inglês, que seria “Síndrome Pediátrica Inflamatória Multisistêmica Temporariamente Associada ao SARS-CoV-2”.

Análises preliminares de médicos indicam que a doença surge em pessoas entre 0 e 19 anos que foram expostas ao Covid-19.

A OMS alertou que médicos ao redor do mundo devem mandar com urgência dados coletados para ajudar pesquisadores a entenderem a doença e desenvolverem um tratamento.

Alerta do CDC

O órgão americano Centres for Disease Control and Prevention (Centro para Controle e Prevenção de Doenças) também emitiu comunicado alertando para a doença que pode estar ligada ao coronavírus.

Os sintomas são parecidos com a Doença de Kawasaki, recém-identificada por cientistas. A síndrome inflamatória tem afetado crianças abaixo de cinco anos e afeta as paredes das artérias. Ela tem afetado cerca de uma criança a cada dez mil e já há casos fatais observados. A síndrome foi relatada primeiro em abril por pesquisadores britânicos.

Postar um comentário

0 Comentários