Slide

10/recent/ticker-posts

Natureza em destaque: Gavião de rabo branco devorando sua presa próximo ao Moda Center Santa Cruz


O gavião de rabo branco (Geranoaetus albicaudatus) é uma ave accipitriforme da família Accipitridae, conhecido também por curucuturi, gavião-branco, gavião-de-cauda-branca e gavião-fumaça.


As imagens contidas nesta publicação foram registradas por Almir Neves, em área urbana do município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco e mostram uma ave desta espécie se alimentando nas proximidades do Moda Center Santa Cruz, o maior centro atacadista de Confecções do Brasil. (Confira vídeo no final desta publicação). Foi o primeiro registro desta espécie feito na região Agreste de Pernambuco e publicado no Wikiaves, a enciclopédia das aves do Brasil.


O fotógrafo também conseguiu registrar a ave com a membrana nictitante existente em seus olhos totalmente fechada. A membrana nictitante dos olhos e como uma terceira pálpebra ou prega semilunar da conjuntiva. Localiza-se em regra numa posição médio-ventral e, nos mamíferos, é constituída por uma cartilagem em forma de T coberta por membrana conjuntiva. A sua função é essencialmente proteger o globo ocular e auxiliar na sua limpeza. Esta formação é suportada por uma fina cartilagem, situada no ângulo medial do olho. É exteriorizada indiretamente pelo músculo retrator do bulbo que, quando se contrai arrasta o bulbo ocular para trás e como consequência, dada a falta de espaço resultante, a referida prega projeta-se para diante e desloca-se no sentido do ângulo ocular lateral, de forma a varrer a totalidade do revestimento conjuntival do bulbo ocular, removendo assim os corpos estranhos que aí se tenham depositado.

Veja o vídeo abaixo:




Postar um comentário

0 Comentários