Slide

10/recent/ticker-posts

4 hábitos essenciais para cuidar da saúde bucal

Uma boa saúde bucal previne uma série de doenças e é fundamental para o funcionamento de todo o corpo. Quer saber cuidar dos seus dentes e mantê-los sempre bonitos e saudáveis? Leia este conteúdo!


O sorriso é o cartão de visita do ser humano, mas além da parte estética, a saúde deve sempre estar em primeiro plano para que seja possível viver uma vida de qualidade.

Sendo assim, acompanhe agora 5 hábitos essenciais para cuidar da sua saúde bucal!

1 - Visite um dentista regularmente

Esta primeira dica da lista é muito importante! Para quem deseja um sorriso saudável e ainda por cima com boa aparência deve focar em prevenção e não em correção.

Por isso, visitar um dentista regularmente é fundamental não só para descobrir se há algo errado com a sua boca, como também evitar que isso ocorra.

Sobre o tempo das visitas, especialistas indicam que sejam feitas de forma trimestral ou no máximo semestral principalmente em pacientes que usam aparelho odontológico ou aparelho para bruxismo, porém depende de cada caso e pessoa. O ideal é sempre seguir a recomendação de seu dentista.

2 - Atenção com produtos de higiene

Esta dica não costuma ser muito falada, já que a maior parte das pessoas é orientada apenas a “escovar os dentes 3 vezes ao dia”, o que é bom, mas não bem assim que funciona.

A escovação é apenas a parte mais básica da higiene bucal e não pode ser realizada de qualquer forma e escova.

Dentistas costumam indicar o uso de escovas com cerdas menores e macias que acessem com mais facilidade o fundo e o espaço entre os dentes.

Além das escovas, é preciso atentar-se também à escolha dos cremes dentais. Os abrasivos não são tão indicados, pois com o tempo desgastam o esmalte dentário e ocasionam em complicações, sendo hipersensibilidade a mais conhecida.

Sobre enxaguantes bucais, nem sempre são necessários. Neste caso convém conversar com o seu dentista a fim de saber se o uso é indicado a você.
2 - Alimente-se bem

A alimentação é a grande responsável pelo adoecimento ou vitalidade não só da saúde bucal como do corpo inteiro. A prova disso é que úlceras gástricas e também ferimentos nas gengivas (buraco na gengiva) acontecem principalmente por conta maus hábitos alimentares.

Diante disso, alimentar-se de forma saudável significa reduzir a ingestão de alguns alimentos a fim de evitar complicações dentárias e gengivas.

Especialistas recomendam que alimentos a serem consumidos com moderação são:

  • Café;
  • Refrigerante;
  • Álcool;
  • Alimentos ricos em farinha branca;
  • Frutas ácidas;
  • Alimentos com corante.

3 - Conte com um plano odontológico

Além das já citadas visitas regulares ao seu dentista de confiança, existem também algumas situações inesperadas que exigem ações de última hora, e neste caso ter um plano de saúde odontológico é fundamental!

Com uma cobertura completa e por um preço acessível para procedimentos e tratamentos, o plano odontológico te dá segurança.

Por funcionar com um pagamento mensal, na maioria dos casos o plano dental sai muito mais barato que consultas particulares e alguns envolvem até procedimentos estéticos sem adição de custos, como o clareamento dental preço baixo.

4 - Use fio dental corretamente

O fio dental costuma ser visto como “um apoio” à escovação, mas na realidade ele tem papel fundamental principalmente para a saúde das suas gengivas.

Dentistas recomendam que o fio dental deve ser usado diariamente antes da escovação, pois tem a função de remover resíduos de alguns alimentos que ficam presos entre os dentes, especialmente em lugares onde a escova não alcança.

Além disso, muita gente faz a utilização do fio dental de forma equivocada. Dentistas afirmam que o uso correto é o seguinte: aplicar e passar o fio dental levemente entre os dentes a fim de não agredir o tecido gengival.

Conclusão

Neste conteúdo você acompanhou 4 hábitos essenciais para cuidar da sua saúde bucal e como a prevenção é importante e deve ser priorizada.

Embora este conteúdo tenha listado hábitos que profissionais indicam recorrentemente a todas as pessoas, nada substitui o apoio de um dentista especializado no assunto com consultas presenciais.

Cada pessoa reage de forma diferente ao mesmo estímulo, portanto o ideal é sempre buscar informações com o seu dentista a fim de descobrir quais são suas necessidades e especificidades.

Por fim, priorize sua saúde bucal e conquiste o sorriso dos seus sonhos.

Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal

Postar um comentário

0 Comentários