Slide

10/recent/ticker-posts

Aumento da queda de cabelo na quarentena: Especialista fala sobre fatores de influência e tratamentos disponíveis


Nesse período de quarentena, em que as pessoas tiveram suas rotinas alteradas, o aumento da queda de cabelo tem sido uma queixa recorrente. Uma série de fatores contribuiu para esse aumento, com o stress e a ansiedade encabeçando a lista. Em uma rede de salões de beleza de São Paulo, não foram poucas as clientes que demonstraram preocupação com o problema. É o que conta a Especialista em Terapia Capilar Kammily Carvalho, do Shades Studio Jardim Pamplona: “Tenho recebido muitos questionamentos relacionados à queda de cabelo. Em grande parte dos casos, a queda acentuada está diretamente relacionada ao momento de isolamento social”, diz a profissional.

Com a sua experiência e formação em tratamento de dermatites de couro cabeludo e queda precoce, a especialista explica: “O nosso cabelo tem 3 fases três fases: o período durante o qual o cabelo cresce chama-se fase anagénica e dura cerca de 1 a 4 anos. A segunda fase chama-se catagênica, é quando a conclusão da produção de fibra ocorre e dura de 2 a 3 semanas. A última fase, conhecida como telogénea, é quando o fornecimento de nutrientes é interrompido, dessa forma, o cabelo cai, deixando espaço para o crescimento de um novo fio e o reinício do processo. É normal cair uma média de 100 a 120 fios diários. Em alguns casos, essa quantidade se multiplica, principalmente por fatores hormonais, pois o folículo piloso é sensível às alterações hormonais”. Além dos hormônios, os cabelos podem apresentar queda por fatores nutricionais, emocionais e doenças de base autoimune. 

Outros indícios foram apontados pela cabeleireira, como Eflúvio Telógeno, fator reversível onde o cabelo cai depois de uma experiência estressante; Alopecia androgênica, que é a perda permanente de cabelo, causando a calvície; Seborreia - doença cutânea que provoca manchas descamativas e vermelhas na pele e no couro cabeludo; e Alopecia areata, queda repentina de cabelo que começa com uma ou mais áreas calvas circulares, que podem se sobrepor. A ansiedade causada pelo período pandêmico, o estresse e a má alimentação contribuem para a deficiência na ingestão vitaminas e proteínas que ajudam a fortalecer o folículo piloso. 

Apesar desses diversos fatores, a especialista destaca alguns pontos que ajudam a evitar a queda excessiva dos fios: 
  • É ideal lavar o couro cabeludo todos os dias ou dia sim, dia não, para evitar a oleosidade (fator que também estimula a queda excessiva e acentuada, podendo evoluir para outros agravantes, como a caspa);
  • Não deixar o cabelo tracionado por muito tempo;
  • Não dormir com o cabelo molhado;
  • Tentar diminuir o estresse;
  • Melhorar a alimentação e ingestão de vitaminas;
  • Ir sempre ao cabeleireiro ou profissional especializado em tratamento antiqueda e realizar um tratamento de limpeza do excesso de produtos na raiz do cabelo;
  • Atenção e cuidado com produtos de alisamento, relaxamento, progressivas ou qualquer química que venha a ser aplicada no couro cabeludo e podem provocar alergias e queimaduras;
  • Cuidado com os produtos finalizadores, para evitar o entupimento e a circulação sanguínea no couro cabeludo e poros;
  • Desembaraçar os cabelos no banho.

Em casos mais graves, o recomendado é buscar um Tricologista, especialista em queda de cabelo e calvície, que irá descobrir qual é a causa da queda e orientar sobre o tratamento. Alguns salões oferecem tratamentos nesse sentido, como Argiloterapia, Alta frequência, Ozonioterapia, Luz de led e Óleos essenciais. “Aqui no Shades Pamplona, a especialista Kammily Carvalho desenvolve tratamentos que aliam essas ferramentas e produtos de qualidade e confiabilidade, de marcas reconhecidas no mercado de tratamento para queda e dermatite”, finaliza Maria Eugênia Dickerhof, proprietária da rede.

Kammily Carvalho
Especialista em Loiros, Colorimetria e Terapias Capilares do Shades Studio do Jardim Pamplona.

Shades Studio
A rede Shades Studio foi fundada em 2013 pela empresária Maria Eugênia Dickerhof. Antes dela, Maria Eugênia foi proprietária durante 10 anos de várias franquias da rede Jacques Janine, onde adquiriu experiência na área da beleza.

Hoje, o grupo conta com 6 salões, localizados no Morumbi Shopping, Pátio Paulista e Jardim Pamplona, além de 3 unidades em hospitais, sendo 2 no Hospital Einstein (uma para funcionários) e uma no Hospital Sírio-Libanês. 

Instagram: @shades_studio 
Facebook: @ShadesStudioBR

Postar um comentário

0 Comentários