Slide

10/recent/ticker-posts

15 de outubro dia do Professor! Especialistas falam sobre a importância do Professor na Educação Infantil

Psicóloga Cibele Maciel e Psicopedagoga Elizabeth Cristina. Imagem: divulgação.

O educador infantil tem um papel muito importante no desenvolvimento de uma criança. Entre suas atribuições, esse profissional é responsável por propiciar experiências que ajudem a criança a desenvolver suas capacidades cognitivas (atenção, memória, raciocínio, entre outras). Trata-se de um processo longo, desenvolvido de forma contínua e dinâmica a partir dos primeiros anos de vida.

Dentro desse processo, o professor deve impor limites às crianças na escola. Ainda que a atitude de dizer “NÃO” possa ser prejudicial ao desenvolvimento da criança, em determinadas situações é essencial que os educadores tenham o compromisso ético de combater, por exemplo, possíveis apelidos pejorativos colocados entre os alunos. Ao impor limites, evita-se expor a criança a alguma situação embaraçosa. Aliás, tema atual que deve ser debatido em sala de aula.

Outro ponto ao qual o professor deve estar atento está ligado às preferências. É essencial que o tratamento a todos os alunos seja igual. Elogios a um aluno e comparações entre um e outro podem fazer uma criança se sentir rejeitada. Portanto, todos os alunos devem receber o mesmo tratamento, sem exceções.

O educador infantil é o personagem que, além dos pais, será um espelho para a criança. Assim, uma boa educação infantil tem o papel de formar a criança e transformá-la no futuro em um homem ou uma mulher que faça a diferença na sociedade. Tudo isso começa pela sala de aula da escola de educação infantil.

Sobre as profissionais

A Psicóloga Cibele Maciel e a Psicopedagoga Elizabeth Cristina trabalham em prol das crianças/adultos com o objetivo de desenvolver habilidades e competências como forma de prevenir problemas de desenvolvimento humano. Elas atendem em Santa Cruz do Capibaribe na Avenida 29 de Dezembro, no via shopping, primeiro andar com horário marcado. Os telefones para contato são: (81) 99134-8343 e (81) 99451-2660.

Postar um comentário

0 Comentários