Slide

10/recent/ticker-posts

Pernambuco receberá novas doses de vacina contra a Covid-19

Previsão é que a próxima remessa do imunizante da Sinovac/Butantan chegue ao Estado até o final desta semana, ampliando a vacinação dos trabalhadores de saúde.

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa. Foto: Sérgio Bernardo/SEI.

O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa online nesta quinta-feira (04.02), a previsão de chegada de novas doses da vacina contra a Covid-19 da Sinovac/Butantan até o final desta semana. A gestão estadual já pactuou com as prefeituras o uso dessa nova remessa – acordada em reunião com o Ministério da Saúde, na manhã desta quinta – para ampliar a vacinação dos trabalhadores de saúde, dando continuidade ao que vem sendo feito para essa categoria, em decisão tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na última quarta-feira (03.02), que também passou pelo aval do Comitê Técnico Estadual para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19. O quantitativo de doses a ser enviado ainda não foi detalhado pelo Ministério da Saúde.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou que as realidades dos municípios são distintas, assim como as redes assistenciais. “Há locais que já estão vacinando a atenção primária e já completaram a linha de frente da Covid-19, as UTIs, emergências e, com isso, a recomendação é continuar avançando em outras estratégias para proteção dos trabalhadores de saúde. Lembramos que é importante priorizar aqueles que estão diretamente mobilizados na assistência aos pacientes da Covid-19 e planejar as outras áreas, de acordo com a disponibilidade das doses que estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde", disse.

Até o momento, mais de 117 mil trabalhadores de saúde foram contemplados, em ambas as doses, nas remessas anteriores da vacina Sinovac/Butantan. Isso significa 40% dos mais de 294 mil trabalhadores da categoria. No primeiro momento, foi pactuado que a prioridade era vacinar os trabalhadores de saúde da linha de frente da Covid-19, como aqueles que atuam em UTIs e enfermarias de pacientes com o novo coronavírus, emergências e todos os funcionários que atuam em unidades exclusivas para atendimento Covid, seguindo para outras áreas hospitalares e para a atenção primária de acordo com a realidade da rede de saúde de cada município.

O Comitê Estadual de Vacinação também orientou, na reunião da última quarta-feira, que a segunda dose da vacina do Butantan pode ser feita entre 21 e 28 dias. A recomendação do Ministério da Saúde é de duas a quatro semanas após a primeira dose. Cada município pode utilizar a estratégia de acordo com a organização da sua rede.

BALANÇO – De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, nesta quinta-feira Pernambuco ultrapassou a marca dos 160 mil vacinados contra a Covid-19. Desde o início da imunização no Estado, 161.566 pessoas do público prioritário da primeira fase da campanha já foram vacinadas. Deste total, 85.471 são trabalhadores da saúde; 22.004 indígenas aldeados; 4.535 são idosos que vivem em instituições de longa permanência; 49.240 idosos acima de 85 anos; e 316 pessoas com deficiência que vivem em abrigos.

Até o momento, Pernambuco recebeu duas remessas da vacina Sinovac/Butantan, totalizando 309.360 unidades. Além dos 40% dos trabalhadores de saúde, as doses contemplaram 100% da população indígena e a totalidade de idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições. Já as 38.400 doses da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz foram destinadas a 100% dos idosos a partir dos 85 anos, apenas para a primeira dose. A segunda será enviada posteriormente, segundo o Ministério da Saúde.

André Longo ressaltou ainda a importância de a população seguir as recomendações oficiais sobre o uso do imunizante. “A vacina é um bem coletivo e é preciso respeitar os públicos prioritários e o tempo entre a primeira e a segunda dose. Em Pernambuco, nós não iremos aceitar nenhum tipo de desvio de conduta na aplicação das doses e já estamos atuando, em parceria com os órgãos de controle e as autoridades policiais, para que os casos que não estejam em conformidade com o plano estadual de vacinação sejam devidamente investigados e punidos”, salientou.

RECIFE – Presente à coletiva, a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, fez um balanço da vacinação na capital. "Até o meio-dia de hoje, 32.016 pessoas já tinham sido vacinadas, sendo 12.601 idosos acima dos 85 anos, 18.399 trabalhadores de saúde, 760 pessoas entre idosos acima dos 60 anos institucionalizados e trabalhadores dessas instituições e 256 pessoas com deficiência institucionalizadas e trabalhadores dessas instituições”, informou. Segundo Luciana, Recife conta com nove centros de vacinação e cinco drive-thrus, sendo dois abertos mais recentemente. “Um deles foi aberto ontem, no estádio do Arruda. Outro foi aberto hoje, no Tribunal Regional Federal (TRF). É importante dizer que o acesso a esses centros se dá por meio do cadastro no Conecta Recife”, finalizou.

Postar um comentário

0 Comentários