Slide

10/recent/ticker-posts

Porto de Suape próximo de fechar parceria com o ICLEI para unir inovação e sustentabilidade

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente para a América Sul do ICLEI, Geraldo Julio apresentou os ativos ambientais do Porto para executivos da entidade. O objetivo é desenvolver um trabalho de inovação pela sustentabilidade.


Recife, 11 de fevereiro de 2021 – O Complexo Industrial Portuário de Suape está fechando uma parceria com o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade). Rede internacional ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), o ICLEI promove o desenvolvimento sustentável atuando com cerca de 2 mil governos locais em mais de 100 países. Nesta quinta-feira (11), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente para a América Sul do ICLEI, Geraldo Julio, recebeu executivos do ICLEI para uma apresentação sobre a agenda de sustentabilidade de Suape. Também estiveram presentes o presidente do Porto, Roberto Gusmão, e os diretores Carlos Cavalcanti e Francisco Martins.

Com 60% do seu território de 13,5 mil hectares destinados à preservação ambiental, Suape conta com vários projetos direcionados à sustentabilidade, ao fomento do desenvolvimento social e geração de renda para agricultores, artesãos e famílias que vivem em comunidades consolidadas no território do complexo. Para o secretário Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente para a América do Sul do ICLEI, Geraldo Julio, a reunião vai resultar em parcerias com a entidade. 

“O desenvolvimento econômico precisa caminhar ao lado das questões ambientais, sociais e a inovação. Esses são pilares fundamentais na construção do futuro que queremos, buscando valorizar o capital humano e fomentar a economia local. E o ICLEI traz consigo também um relacionamento com as agências de cooperação, com os fundos de investimento e com os bancos de desenvolvimento internacionais. Ou seja, vamos poder apresentar Suape para o sistema internacional e assim alavancar novas parcerias”, destacou Geraldo, que em 2011, quando comandou a SDEC pela primeira vez e presidiu Suape, aumentou a área de preservação e começou a construir a sede administrativa do Porto, que foi o primeiro prédio do N/NE a receber o selo LEED Gold de padrão internacional de sustentabilidade.

A reunião permitiu consolidar a relação com o Governo de Pernambuco, que já é associado da organização. “O objetivo é olhar toda a dinâmica de infraestrutura sustentável e resiliente do entorno do complexo, bem como dos oito municípios que estão no território de Suape. Temos que encontrar possibilidades para alavancar parcerias internacionais para o próprio porto e também para Pernambuco”, afirmou o secretário Executivo do ICLEI para a América Sul, Rodrigo Perpétuo.

Segundo ele, a ideia é trabalhar com ações de curto prazo. “Por exemplo, desenvolver um trabalho de inovação pela sustentabilidade. O ICLEI tem uma iniciativa chamada ICLEI Innovation, que pretende aplicar junto a Suape para atrair empresas inovadoras para a região. E numa segunda linha, também olhar para esses oito municípios e traçar um plano para que eles sejam referência em desenvolvimento sustentável no médio prazo. Mas é importante que todos sejam comprometidos com o Acordo do Clima de Paris, com a agenda de biodiversidade e com os objetivos de desenvolvimento sustentável”, completou Rodrigo Perpétuo.

Postar um comentário

0 Comentários