Slide

10/recent/ticker-posts

Confira seis mitos e verdades sobre gripe e vacina

Vacina da gripe é segura, não causa a doença e deve ser tomada anualmente por todas as pessoas com mais de seis meses de idade.


Mesmo a gripe sendo bastante conhecida pelos brasileiros, ainda existem vários mitos ao redor da doença e da vacina. É de grande importância que a população conheça os benefícios da imunização e saiba quais são as pessoas que correm maior risco de desenvolver quadros graves da doença, especialmente em um período de pandemia. Confira as principais dúvidas com a infectologista e especialista em vacinas do Exame Imagem e Laboratório/Dasa Maria Isabel de Moraes Pinto.

“A gripe é uma doença leve e não apresenta riscos para o paciente”

Mito! Na maioria dos casos, a gripe realmente não é perigosa e os sintomas costumam desaparecer aproximadamente uma semana após a infecção. “Porém, ela pode causar uma pneumonia que, por fim, pode evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e levar a óbito”, conta a infectologista e especialista em vacinas do Exame Imagem e Laboratório/Dasa Maria Isabel de Moraes Pinto. “As pessoas em maior risco são crianças de até 5 anos de idade, pessoas a partir dos 55 anos, gestantes e quem possui outras comorbidades, como diabetes e hipertensão”, continua.

“A vacina da gripe pode provocar a doença”

Mito! Os vírus utilizados na produção da vacina da gripe são inativados, ou seja, incapazes de causar a patologia. O que pode acontecer é a pessoa ter contato com o vírus logo antes ou depois de tomar a vacina e desenvolver a doença nesse período, uma vez que a imunidade leva em torno de duas semanas para ser estabelecida no corpo. Além disso, é importante ressaltar que a vacina não impede a contração da gripe, mas reduz drasticamente as chances. Sua eficácia pode chegar a atingir de 70% a 80%, e varia de acordo com o ano.

“A vacina contra a gripe pode provocar eventos adversos”

Verdade! O principal evento adverso causado pela vacina é dor e inflamação no local da injeção. Efeitos menos comuns são o desenvolvimento de febre, mal-estar e dor muscular, mas que duram pouco. Embora possam causar desconforto, esses sintomas não são perigosos e a chance de desenvolvê-los é baixa.

“Gestantes não podem se vacinar contra a gripe”

Mito! Gestantes não só podem como devem tomar a vacina contra a gripe por fazer parte do grupo de risco. As chances de quadros graves são maiores nas mulheres grávidas e a vacinação protege tanto a mãe quanto o bebê, já que os anticorpos são transferidos através da placenta durante a gestação. Além disso, a imunização da mãe ainda ajuda a proteger a criança durante os seis primeiros meses de vida, período no qual ela não pode ser vacinada contra a gripe.

“Apenas pessoas no grupo de risco devem tomar a vacina”

Mito! A rede pública de saúde oferece a vacina apenas para os grupos de risco, mas todos devem se vacinar. “A vacina tem boa eficácia e é muito segura. Embora seja essencial para os grupos de risco, pode ser aplicada em todas as pessoas a partir de seis meses de idade no serviço privado. Isso é algo muito importante, ainda mais quando temos uma pandemia de outro vírus respiratório”, conta a infectologista Maria Isabel. Como com qualquer imunizante, quanto mais indivíduos estiverem vacinados, mais protegida está a população, uma vez que o vírus tem menos oportunidades de se espalhar.

“Não se pode tomar a vacina da gripe perto da vacina contra a covid-19”

Verdade! Ambas as vacinas são necessárias e uma não substitui a outra, mas recomenda-se que as pessoas que serão imunizadas contra a covid-19 não tomem nenhuma outra vacina em um período de quatorze dias antes e depois de cada dose. A recomendação se dá por não haver ainda dados conclusivos sobre possíveis interações entre os imunizantes.

Sobre o Exame Imagem e Laboratório

Fundado por médicos e com mais de 40 anos de tradição, o Exame Imagem e Laboratório é pioneiro na integração entre diagnósticos por imagem e análises clínicas, além de ser o laboratório que digitalizou a patologia clínica na região Centro-Oeste.

Suas mais de 60 unidades no Distrito Federal contam com equipamentos da mais alta tecnologia, um portfólio de mais de 3 mil exames laboratoriais, além de um corpo clínico com médicos de referência nacional e especialistas nas áreas de anatomia patológica, ultrassonografia, saúde da mulher, neurorradiologia, entre outras. O laboratório realiza ainda atendimento domiciliar, com todo o conforto e segurança, onde você estiver, sem taxa de deslocamento.

O Exame Imagem e Laboratório faz parte do Grupo Dasa, a maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina, que atua nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem e molecular, medicina genômica, pesquisa e vacinas, e faz parte do mesmo ecossistema de saúde que a Rede Ímpar e a Integradora de Saúde GSC. A empresa possui corpo clínico com mais de 2 mil médicos que são referência nacional e mundial em diversas especialidades – como endocrinologia, infectologia, patologia clínica, radiologia, entre outras.

Postar um comentário

0 Comentários