Slide

10/recent/ticker-posts

Equipe Unity, do SESI Escada, garante classificação para fase nacional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League

Resultado da competição foi divulgado no último sábado (24). Ao todo, quatro equipes nordestinas avançaram na competição.


Após dois dias intensos de competição, quatro equipes nordestinas conquistaram vaga na fase nacional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. O resultado da fase regional do torneio foi divulgado na tarde do último sábado (24). Ao todo, 21 equipes participaram da competição. A etapa nacional, marcada para o próximo mês de junho, em São Paulo, contará com a participação de uma equipe do SESI-PE: a Unity, que representa o SESI Escada. Além dela, também avançaram de fase as equipes Criadores do Amanhã (PB), SESI SENAI Robomac (AL) e Visão Eletrónsbot (PE).

Este ano, devido à pandemia, todo o evento ocorreu de forma remota, o que exigiu ainda mais criatividade e flexibilidade das equipes. Desde o último mês de novembro, elas vêm trabalhando no desenvolvimento de soluções inovadoras e na construção e programação de robôs para cumprir os desafios do torneio. Com o tema “RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo”, a competição objetivou despertar nos jovens participantes, com idades entre 9 e 16 anos, o interesse por assuntos como atividade física, qualidade de vida e promoção da saúde.

Classificada para a etapa nacional, a Equipe Unity, do SESI Escada, é formada pelos estudantes Ester Amanda, Silas Robert Santos, Elis Virgínia, Kerem-Hapuque Santana, Allan Sotero e Robson Salustiano, que estão cursando o Ensino Médio. O time é acompanhado pelos técnicos Diogo Monteiro e Mônica Mendonça e soma a experiência de já ter vivenciado cinco temporadas da FIRST LEGO League, com três participações na fase nacional.

Para Ester Amanda, 15 anos, uma das integrantes do time, o maior desafio deste ano foi a adaptação para o formato on-line. “Já estávamos acostumados com o padrão da FLL presencial e nos esforçamos muito para encontrar novas formas de nos organizarmos e de manter a equipe integrada. O trabalho em equipe e a perseverança foram os aprendizados mais marcantes. Estamos felizes e muito empolgados com essa oportunidade de representar nosso Estado no Nacional”, declarou.

A superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, agradeceu a dedicação dos estudantes, tanto no treinamento quanto ao longo dos dois dias de avaliação. "Vimos a vibração e o quanto vocês fizeram esse evento ser especial", pontuou. Já a gerente de Educação da instituição, Mirella Barreto, destacou o empenho dos estudantes e técnicos nesse ano tão desafiador. “Vocês fizeram um grande evento, nesse formato totalmente diferente. Para nós, foi um sucesso”, comemorou.

Confira abaixo a lista das equipes vencedoras:

Champion’s Awards: Visão Eletrónsbot (1º), SESI SENAI Robomac (2º) e Criadores do Amanhã (3º)
Prêmio Descoberta: EREMEC F5 (Itapissuma)
Prêmio Estrela Iniciante: Cangaceiros da Robótica (SESI Vasco da Gama)
Prêmio Core Values: Legomito (SESI Paulista)
Prêmio Projeto de Inovação: New Atom (SESI Ibura)
Prêmio Design do Robô: Unity (SESI Escada)
Prêmio Desempenho do Robô: SESI SENAI Robomac (Alagoas)

Postar um comentário

0 Comentários