Slide

10/recent/ticker-posts

Fiocruz identifica anticorpos contra o coronavírus em cachorro e gato de rua

Foram analisadas amostras de 96 animais levados a duas clínicas veterinárias do Rio entre junho e agosto de 2020.


Um estudo divulgado pela Fiocruz, nesta quinta-feira, identificou anticorpos contra o novo coronavírus em um gato e um cachorro de rua do Rio de Janeiro. Os animais foram expostos ao Sars-CoV-2, desenvolvendo resposta imune contra o vírus.

Os cientistas analisaram amostras de 96 bichos, sendo 49 gatos e 47 cachorros, levados a duas clínicas veterinárias da capital fluminense, entre junho e agosto de 2020. A análise foi feita em animais de estimação que viviam em casas com e sem registros de casos de Covid-19 e animais de rua recém-acolhidos por ONGs.

De acordo com os pesquisadores, anticorpos neutralizantes específicos para Sars-CoV-2 foram detectados no soro dos animais de rua. As amostras foram analisadas por meio de uma metodologia de ensaio sorológico altamente específica, conhecida como PRNT90.

Também foram realizados exames de PCR, que detectam o genoma do Sars-CoV-2, apontando a infecção em curso. Neste caso, os testes foram realizados em amostras de swab orofaríngeo e anal. Porém, nenhum animal apresentou resultado positivo.

Alguns estudos internacionais já apontaram sinais de infecção de animais de rua e em zoológicos. Para os pesquisadores, o resultado do novo trabalho reforça as evidências sobre a exposição de bichos ao novo coronavírus durante a pandemia.

A pesquisa foi publicada na revista científica internacional Plos One e realizada pelos Laboratórios de Imunologia Viral, de Mosquitos Transmissores de Hematozoários, de Morfologia e Morfogênese Viral e de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC, em parceria com a Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, e a Clínica Veterinária Animal Help, no Rio de Janeiro.

Postar um comentário

0 Comentários