Slide

10/recent/ticker-posts

Semas-PE capacita representantes de 58 municípios do Agreste pernambucano

Mais de 120 pessoas participam da nova etapa do programa de Capacitação em Meio Ambiente que começa nesta segunda (26).


O programa de Capacitação em Meio Ambiente para os municípios pernambucanos inicia uma nova etapa nesta segunda-feira (26). Promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), o curso vai beneficiar representantes de 58 cidades do Agreste. Ao todo, serão qualificadas 126 pessoas, entre gestores municipais e sociedade civil. O treinamento se estenderá até o dia 30 de abril.

A qualificação conta com a parceria da Agência CPRH e visa proporcionar apoio técnico-institucional na formulação e operacionalização das políticas públicas locais em meio ambiente. A expectativa é que, a partir do curso, as prefeituras possam reforçar as ações em prol da conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável. “Esse treinamento possibilita que os municípios tenham a capacidade de gerir as atividades legais necessárias à aplicação da política ambiental, gerando benefícios para a cidade e garantindo a conservação do meio ambiente”, disse o secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti.

Gratuita, a capacitação é ministrada de forma virtual, sempre das 14h às 18h. As exposições acontecem ao vivo, possibilitando a interação entre os participantes e instrutores. O curso tem uma carga horária de 20h e dispõe de dez módulos com temas variados. Dentre eles estão: Políticas Estaduais de Meio Ambiente; Instrumentos da implantação da política ambiental no município; Educação Ambiental, Licenciamento, controle e fiscalização. Além dos assuntos comuns a todos os municípios, a Semas ainda promove alguns módulos específicos para cada região, como “Gerenciamento Costeiro” para os municípios do litoral.

Bem avaliado - O mesmo curso já foi ministrado para 50 municípios do Sertão, no início de abril. Ele foi avaliado positivamente pelos participantes. De acordo com o levantamento da Semas, 97,6 % afirmaram que o treinamento atingiu os objetivos propostos, 83,3% acharam o nível técnico do curso elevado. Os instrutores também se saíram bem na consulta, com 79,9% participantes avaliando os professores como ótimo e 17,4% bom, em relação ao domínio do assunto. “A avaliação que recebemos tanto do curso como dos instrutores foi muito boa. Mesmo assim, estamos buscando aperfeiçoar ainda mais nosso programa a cada edição”, informou o superintendente de Meio Ambiente da Semas/PE, Bertrand de Alencar.

Novas turmas - Essa capacitação está sendo oferecida a todos os municípios de Pernambuco, em datas específicas por região. Os próximos treinamentos vão beneficiar as cidades localizadas na Zona Mata no período de 10 a 14 de maio. Já os municípios que fazem parte da Região Metropolitana do Recife e do Litoral terão a chance de participar do curso entre 24 e 28 de maio.

Postar um comentário

0 Comentários